Escrever um blog ainda é uma ferramenta de marketing muito importante na internet. É uma ótima maneira de criação de links naturais. É, também, mais um importante meio para a construção de relacionamentos com entidades de autoridade na webesfera e desenvolver sua credibilidade online. Não pense na atividade de blogueiro apenas para a construção de link building, pense que a atividade do blog ajuda a construir sua persona no ambiente virtual.
Alinhe seu blog com seus negócios
Não necessariamente o conteúdo de seu blog deve ser sobre os produtos que sua marca comercializa. Busque implementar as mesmas políticas e valores de seu empreendimento na construção de textos para o seu blog. Se a sua empresa prima pela inovação, busque sempre novos ângulos sobre o seu ramo de atuação dentro de seu blog, é isso que os leitores estarão esperando de você.
Entregue qualidade
Qualidade não é só fazer um texto livre de erros ortográficos. Fazer um texto com qualidade para a leitura é também mostrar o lado prático e útil do conteúdo postado em seu blog. O tema precisa ser algo que se relacione com o seu público-alvo e com o seu negócio. Algo que ofereça soluções e esclareça dúvidas de seus leitores.
Conecte-se com pessoas influentes
Use o seu blog como ferramenta de construção de relacionamentos. Não só com sua audiência, mas com outras pessoas que sejam influentes dentro da internet e que possam espalhar e referendar a qualidade do conteúdo que você propaga. Avise essas pessoas formadoras de opinião quando você postar algo que lhes diga respeito, que possa ser relevante para seu cotidiano, agregando assim publicidade para suas publicações.
Regularidade
Nunca abandone seu blog. Mantenha-o constantemente atualizado, com publicações semanais, no mínimo. Algo que possa criar hábito nos seus leitores. Retomar leitores perdidos é muito mais difícil do que criar novas audiências. Continue com seu blog regularmente atualizado e sua audiência fatalmente irá crescer.
Mostre aos leitores que você se importa
As pessoas querem se relacionar dentro do ambiente virtual e buscam, também, reconhecimento. Notar que seus interesses são atendidos é fundamental para fidelizar sua audiência. Fazer um texto a respeito de um comentário gerado em seu blog demonstra o seu interesse pelo seu público e sua preocupação com a percepção a respeito das suas publicações. Lembre-se: é deles que depende seu sucesso na blogosfera. Não se perca em falar de vários assuntos. Se preocupe em falar aquilo que sua audiência quer ouvir, os temas que mais lhe interessam. Isso vai manter seu nível alto de fidelização da audiência do seu blog.
.
Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!