CEO da microsoft fala sobre os pontos negativos dos smartphones
No ponto de vista de Satya Nadella, CEO da Microsoft, os smartphones estão transformando a rotina diária das pessoas de forma negativa.
É evidente que os pontos positivos são inúmeros e facilitam muito nossa vida profissional e social. Através de um smartphone, pagamos contas de forma instantânea, acessamos algum aplicativo para obter informações do trânsito ou condições do tempo, pedimos um táxi e falamos com amigos rapidamente, entre tantas outras facilidades. O fato é que a facilidade é tanta que acaba gerando uma certa alienação.
Alienação
Nossos cérebros adaptaram-se a receber muita informação o tempo todo e, nos momentos, que poderíamos relaxar com a família ou com amigos não conseguimos nos desvencilhar da internet móvel.
Nadella citou como é impressionante o comportamento das pessoas sentadas na mesa de um bar. Um momento totalmente informal com os amigos, acaba tornando-se um pouco silencioso com a grande maioria das pessoas antenadas nas mídias sociais ao invés de bater aquele velho e bom papo com seus amigos ali presentes.
Percebendo todo este turbilhão de efeitos que a internet móvel nos gera, o CEO reconheceu que, em 2016, a microsoft decidiu deixar um pouco de lado as inovações no Windows Mobile e na criação de novos modelos de smartphones e revelou, ainda, que pretende inovar em idéias realmente positivas para o dia a dia profissional das pessoas, como por exemplo, criar um assistente pessoal que reconheça todos os compromissos do usuário, lembrando de reuniões e avisando os participantes da mesma. Avisos de um eventual atraso ou imprevisto também estão no plano, pois se o celular estiver com a localização ativada e o endereço pré-definido, o aplicativo entenderia que você não está no local agendado, de forma que a pessoa não precise usar o smartphone enquanto dirige para contatar os envolvidos.
Sem dúvidas, seria de grande utilidade para profissionais com agendas muito movimentadas!
.
Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!