Como o Google Ads classifica os anúncios? Quais os critérios? - IBR Marketing Digital -

Como o Google Ads classifica os anúncios? Quais os critérios? – IBR Marketing Digital

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Vamos falar um pouquinho sobre a classificação dos anúncios do Google Ads? Aquela página de resultados das pesquisas, ela mostra resultados orgânicos e também os resultados de anúncios pagos, aqueles que vem das campanhas dos links patrocinados. Pois bem… para posicionar esses anúncios, o Google e seu sistema de classificação ordena os anúncios e define quem aparecerá em primeiro, em segundo, em terceiro e assim por diante. Um ponto de discussão muito grande entre pessoas que não entendem do assunto, mas também com aquelas que trabalham no meio: a confusão que é feita sobre o que realmente o Google leva em consideração na hora de classificar os anúncios na página de resultados quando é feita uma pesquisa.

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O que importa para posicionar bem no Google Ads

A verdade bem simples e bem direta: o Google Ads faz um cálculo, uma relação, entre cada uma das palavras-chave pesquisadas e seu índice de qualidade, com o lance máximo para o leilão, de cada anunciante, para definir aquele que vai aparecer em primeiro, em segundo, em terceiro, em quarto e nas demais posições designadas para os anunciantes, desde que o anunciante em questão atinja o índice mínimo para ser qualificado a aparecer. Além disso, em outro vídeo vamos falar a respeito do índice mínimo.

Embora seja importante um lance máximo mais elevado, igualmente o índice geral da campanha influencia nesses posicionamentos.

O que é o Índice de Qualidade

Primeiramente vamos entender o IQ. O índice de qualidade é uma nota que o Google Ads atribui para cada palavra-chave que tu cadastras na tua lista de palavras a ativarem teu anúncio. Para cada palavra-chave cadastrada, seu anúncio e seu site terão uma determinada relevância. E essa determinada relevância é única para cada palavra. Essa relevância o Google Ads chama de índice de qualidade, composto por diversos fatores, entre eles a relevância do seu anúncio para a palavra-chave pesquisada, a taxa de cliques esperada (sempre se importar com o CTR!!!) e a experiência na página de destino (a página onde o usuário vai ‘pousar’ após clicar no seu anúncio) – essa experiência na pagina de destino envolve muito aspectos, que falaremos sobre eles em outro material.

Como saber o Índice de Qualidade e a Estimativa de Lance para Parte Superior?

No painel do Google Ads, na aba de Palavras-Chave você deve clicar em “Colunas” e personalizá-las. Ali, você seleciona as colunas chamadas Índice de Qualidade e Estimativa de Lance… escolha aquelas que podem ser mais úteis, dentre as colunas de estimativas. Segundo o Google, o índice de qualidade NÃO determina, por si só, a classificação de seu anúncio no leilão, pois se trata de dados que mudam em tempo real, a cada pesquisa que é feita. Porém, certamente, o histórico do seu índice de qualidade lhe permite entender o cenário e dar o caminho de como melhorar cada vez mais o desempenho, ganhando posicionamento e diminuindo o seu custo médio por clique.

Como posicionar melhor os anúncios, então?

Resumindo, então, o lance máximo da sua palavra-chave é muito importante, sim. No entanto, não define diretamente a posição do anúncio. A grosso modo, esqueça que “para aparecer bem, tem que pagar mais”. Esqueça que “é muito caro para aparecer no topo” do Google Ads. Portanto, o ideal é focar nos grupos de anúncios altamente segmentados pelos anúncios, pelas palavras-chave… Ademais, a campanha precisa ser mais relevante possível, inclusive a sua página de destino – a landing page – para a palavra-chave cadastrada. Consequentemente, melhor vai ser seu desempenho. Acima de tudo, lembre-se de preparar seu site sempre para o usuário no dispositivo móvel, é essa versão do seu site que o Google considera, não só para classificar no SEO, mas também para gerar os relatórios de desempenho do seu site no Google Ads.

A soma dos fatores todos, mais o lance de cada palavra-chave, resulta no ADRANK de cada anunciante no momento de cada leilão (pesquisa). Esse adrank vai classificar o anúncio, seu e de concorrentes ao leilão. Salvo em raras exceções, o lance máximo mais elevado não vai garantir melhores posições.

Foco no usuário também gera melhores classificações

Se a gente segmentar ao máximo os grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave e, posteriormente e constantemente, a página de destino em nosso site, estaremos agradando ao USUÁRIO! Em outras palavras, este usuário precisa e provavelmente ficará satisfeito com a experiência e voltará a usar o Google quando precisar pesquisar por algo. Em síntese, é exatamente o que o Google quer! Então, para garantir uma segmentação específica e filtrada, não basta estruturar essa sequência toda de anúncios, grupos e palavras, você precisa atentar para as correspondências de palavras-chave, assista a este vídeo lincado anteriormente e você vai entender que, das duas uma: essas correspondências de palavras-chave vão jogar seu dinheiro no lixo ou, então, realmente nortear seus anúncios àquelas pessoas que realmente importam.

A regra máxima que eu carrego, tanto para SEO quanto para Google Ads, é: escreva para o usuário, não para o Google!

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@FelipeAPereira

Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
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felipe@agenciaibr.com.br