Descoberto novo vírus para Android que rouba os dados bancários dos usuários
Acaba de ser descoberto pela empresa de segurança Kaspersky um novo vírus que age nos smartphones que possuem o sistema Android. Batizado de Fakedtoken, o vírus chamou a atenção dos especialistas por sua modernidade e eficiência.
Criado no ano passado, o Fakedtoken começou como um cavalo de tróia, mas sofreu diversas alterações até atingir seu potencial atual. Ele consegue ter acesso aos conteúdos das mensagens SMS dos smartphones infectados, com o objetivo principal de descobrir os dados bancários dos usuários, além de conseguir monitorar as chamadas telefônicas.
“Fakedtoken é um vírus impressionante, mas controlável. Programas criminosos como ele podem ser inibidos quando as aplicações móveis empregam a tecnologia Runtime Application Self-Protection [RASP]”, explicou Michael Magrath, que é diretor mundial de Regulamentações e Padrões da Vasco Data Security.
“As aplicações moveis são mais vulneráveis durante a execução, quando estão abertas e desprotegidas contra-ataques realizados em tempo real. A tecnologia RASP mantém a sua integridade mesmo se o usuário inadvertidamente baixa um programa criminoso em seu aplicativo”
Infelizmente, vale lembrar que o fato de um aplicativo estar presente na Google Play não garante que é totalmente seguro. O mínimo que o usuário deve fazer é ter um bom antivírus e mante-lo sempre atualizado.