Facebook Ads Públicos: Saiba Quais São Os Públicos Possíveis

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Entenda os Públicos do Facebook Ads

Trazemos, hoje, os três diferentes tipos de públicos que você pode preparar para suas campanhas do Facebook Ads

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Sempre que você for configurar uma nova campanha no Facebook Ads, um dos passos é a definição do público. Você passa, primeiramente, pela escolha do objetivo da campanha, que pode ser obtenção de leads, visualização de vídeo, interações com a publicação, cliques no site etc. Após, no nível de Conjunto de Anúncios, você define o público para o qual seus anúncios serão mostrados. Vamos passar por cada um dos três tipos de públicos que você pode segmentar nas suas campanhas do Facebook Ads.

1. Público Salvo

O que o Facebook chama de público salvo é aquele que você passa as características das pessoas que deseja atingir e ele preparar o público com base nelas. O tamanho do público varia bastante e, quanto mais características você colocar, mais precisão terá na entrega dos anúncios. Por exemplo: você preenche a cidade (ou as cidades) dessas pessoas, e segmenta por homens de 20 a 30 anos, casados e com interesses em viagens. Logo, o Facebook Ads vai mostrar seus anúncios para os usuários que estiverem dentro da sua segmentação. Ao terminar de criar a configuração, você salva este público segmentado com o nome que bem entender. Pois bem, conhecemos o público salvo.

2. Público Personalizado

O público personalizado possui uma série de alternativas que você informa ao Facebook o local de ‘origem’ dessas pessoas. Normalmente o mais comum é utilizar a origem de dados chamada de lista de clientes e visitantes do site. No formato de lista de clientes, você envia sua lista de clientes (emails) ao Facebook e ele prepara um público que seja dentro dessa sua lista. Por exemplo, se você enviar uma lista de 5 mil clientes para o Facebook, ele irá tratar essa lista e lhe informar quantos desses emails possuem cadastro no Facebook. Vamos supor que, nessa situação, sejam 3500 cadastros. Esse público (que já foi, ou é, seu cliente) está pronto para você exibir anúncios personalizados a eles. O outro formato mais comum é o visitantes do site. Você solicita ao Facebook um código (chamado pixel) e, com esse código inserido no seu site, o Facebook começará a criar um público de usuários do Facebook que já visitaram seu site. Depois, você terá essa lista de visitantes do site para mostrar anúncios. Aí é que mora a origem do remarketing! Aqueles anúncios que te percorrem depois que você sai de determinado site!

3. Público Semelhante (Lookalike)

O terceiro público é o chamado público semelhante, também conhecido como ‘Lookalike’. Ele é criado com base em algum público personalizado que você já possua. Seguindo o exemplo anterior, vamos pegar a lista de público personalizado que criamos (aqueles 3500 clientes). Ao criar um novo público semelhante, informamos ao Facebook Ads que o público-base para esse novo público é o público de clientes. Nesse momento, o Facebook procurará pessoas com comportamentos e hábitos semelhantes dentro da rede social para mostrar seus anúncios. Teoricamente, pessoas com esses comportamentos em comum tendem muito mais a se interessar pelo seu produto ou serviço do que pessoas procuradas aleatoriamente, certo? Você pode criar quantos públicos semelhantes quiseres. Lembrando que, ao criar, você define qual será o tamanho desse público e, quanto maior você preferir, mais distante da semelhança estarás!

 

Facebook Ads: Público Semelhante, Público Personalizado e Público Salvo

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@FelipeAPereira

Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
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