Quando você faz uma busca você espera que os resultados sejam iguais ao de todos que fazem a mesma busca, certo?
Eli Pariser em 2011 ministrou um TED falando sobre a bolha de resultados do Google (também escrevi sobre isso aqui), onde os motores do Google alteram os resultados das buscas conforme o perfil de navegação de cada internauta. Bom, que isso funciona assim já estamos carecas de saber.
Então pensando nisto a Duck Duck Go, um motor de busca da Transilvânia e ainda pouco conhecido por aqui, trás a proposta de gerar resultados mais relevantes nas buscas sem que o perfil de navegação do internauta influencie. A filosofia da Duck Duck Go enfatiza a privacidade e não registra as informações do usuário.
Não existem estatísticas exatas do número de visitas ao Duck Duck Go. Contudo, a Compete.com obteve uma estimativa de 199.441 visitas e Alexa relatou um crescimento de 134% em 3 meses.
A proposta é interessante para os internautas, mas não é muito atrativa para anunciantes…
Mesmo assim acho que vale fazer alguns testes nesta ferramenta.
A grande questão levantada pela DDG nisto tudo é: “Não é o que você está conseguindo nos resultados, mas sim o que você está perdendo!”
Assista o vídeo da Duck Duck Go: http://bit.ly/P9NmMJ