Em um esforço para melhor conectar publicadores de conteúdo e seu público-alvo, o Facebook anunciou novas funcionalidades e melhorias em análises e métricas. Tudo isso visa otimizar o público alcançado pelas postagens.
Publicação segmentada por interesses
A rede social está tornando mais fácil para as páginas segmentar suas publicações. Similar ao que ocorre nos anúncios do Facebook, você pode escolher os interesses de quem vai ver essa publicação, algo que deverá aumentar o alcance das postagens orgânicas. Essa funcionalidade já está disponível para quem concordou com as novas regras de privacidade, para páginas em inglês.
Data final para um post
Agora você pode colocar uma data de validade para o seu post e escolher por quanto tempo ele aparecerá no feed de notícias das pessoas. Por exemplo: se você fizer uma promoção de seu produto com data determinada de duração, de nada adiantará se as pessoas tiverem acesso a postagem depois que se encerrou o evento promocional.
Isso evitará muitos incômodos envolvendo o marketing nas redes sociais e pode alavancar o número de promoções feitas através da mídia social, tornando um ambiente mais propício para a promoção de produtos em condições favoráveis para o consumidor. Esta nova possibilidade só está disponível, por enquanto, para páginas em inglês.
Publicação inteligente
O Facebook está tirando o fator adivinhação de quais conteúdos replicar na mídia social vindos de seu site. A nova funcionalidade, que só está disponível para um número limitado de organizações de mídia, vai automaticamente mostrar seus conteúdos mais compartilhados para as pessoas que curtem sua página. A organização já deu indícios que vai expandir essa funcionalidade para mais tipos de fanpage.
Informações melhoradas
Algumas de suas publicações teve um alcance positivo inesperado nos últimos tempos e você não sabe por qual motivo? Pode ser por que um usuário influente ou uma marca popular compartilhou seu conteúdo.
Esse tipo de informação que estará disponível nos novos insights na rede social. Com informações mais precisas e segmentadas, será possível acessar dados por horário, tornando ainda mais relevante o que você pode fazer com essas informações.
Em que pese tenha caído um pouco o alcance orgânico das páginas, o Facebook parece se preocupar em manter contentes o público corporativo da sua rede social. Otimizando o alcance das postagens, estará aumentando a possibilidade de realização de negócios através da mídia social.
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Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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