Erros comuns no Google Ads: 12 erros que você não pode cometer!

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Erros comuns no Google Ads: 12 erros que você não pode cometer!

1 Local

Em qual cidade está o seu cliente e em qual cidade você quer anunciar? Ajustar, nas configurações, as localidades que seu público está é fundamental para o sucesso ou não do seu investimento. Procure focar a campanha em uma única cidade, se você é um negócio local, como uma barbearia ou uma academia, por exemplo. Mesmo se você tenha um e-commerce, analise os dados da sua base de clientes para identificar quais as cidades que mais compram e foque nelas. Apesar de um e-commerce, teoricamente, vender e entregar para qualquer lugar, o universo de cidades e estados possíveis para anunciar é muito grande e vai consumir seu orçamento de forma muito dispersa e com retorno comprometido.

2 Orçamento Diário

Quando alterar e quando não alterar. As práticas recomendadas pelo treinamento do Google Ads e pela maioria esmagadora dos profissoinais de marketing é de que não se altere o orçamento diário com frequência, mantendo pelo menos 14 dias sem alterações, ininterruptos. Dessa forma, a plataforma vai “aprender” com as configurações que você preparou e, depois, começar a aplicar as estratégias e enfim chegar a melhores resultados. Porém, fique atento ao comportamento do seu público: por natureza o Google Ads vai entregar o seu orçamento diário completo, fazendo com que seu investimento do dia seja todo ele feito, mesmo sendo um dia da semana que tradicionalmente a sua taxa de conversão é menor. Nestes casos, convém reduzir o orçamento diário em determinados dias e, depois aumentar com uma concentração mais forte nos dias de taxas de conversões maiores. Um exemplo bastante claro é um parque de diversões anunciar seu passaporte completo entre segundas e quintas-feiras na mesma intensidade que anuncia na sexta, sábado e domingo. Os mesmos R$ 100,00 investidos na segunda não irão converter em vendas que R$ 100,00 investidos no sábado.

A recomendação é, sim, reduzir os orçamentos nos dias de menor interesse do público, mesmo que a plataforma indique não reduzir. A propósito, o dia em que um veículo recomendar seu anunciante não anunciar ou anunciar menos jamais chegará. Monitore sempre o ROAS da sua campanha, dividindo o faturamento pelo valor investido e faça reduções ou aumentos no orçamento diário, de acordo com os números que você identificar.

3 Grupos de Anúncios Segmentados

As categorias dos seus produtos ou serviços precisam estar separadas em grupos de anúncios diferentes. Assim, o foco vai ficar cada vez mais forte no seu produto e serviço de forma mais específica. Quanto mais específico e dentro do que o usuário tem interesse e está pesquisando, mais relevante sua campanha vai ser. Consequentemente, o custo por clique vai ser cada vez menor e a sua posição nos resultados cada vez maior.

Se você possui uma escola técnica, por exemplo, crie grupos de anúncios para cada curso. Quando o usuário buscar no Google por “curso técnico em administração”, o seu grupo de anúncios a ser ativado deve possuir somente anúncios que contenham a lista de palavras-chave com termos semelhantes e iguais a “curso técnico em administração”.

4 Texto dos Anúncios

Seguindo a mesma lógica dos grupos de anúncios, os anúncios precisam conter, no corpo, as palavras-chave que o usuário pesquisou no Google e que você cadastrou no grupo de anúncio e na lista de palavras-chave. O seu texto do anúncio tem que conter a palavra que o usuário escreveu no Google, assim como a página de destino do anúncio precisa ser a mais relevante do seu site para o assunto buscado em questão.

5 Quantidade de Anúncios

Um dos erros mais comuns é manter apenas um anúncio ativo. De que forma saberemos qual tipo de texto e anúncio corresponde melhor àquilo que o usuário pesquisa? Mantenha sempre no mínimo 3 anúncios ativos para cada grupo de anúncio. A cada 15 dias analise o desempenho de cada um deles, mantenha o de melhor resultado ativo e crie mais duas novas versões. Dessa forma, a melhoria constante na entrega dos anúncios estará garantida.

6 Página de Destino

Para contribuir para o índice de qualidade, o principal fator de ranqueamento dos anúncios, é fundamental preparar a página de destino. A página de destino é o local onde o usuário que clicar no seu anúncio vai chegar. Ela precisa estar estritamente relacionada à palavra-chave e ao anúncio. Se você estiver anunciando nas palavras-chave relacionadas à “como anunciar no Google” e você é uma agência, não direcione o usuário para a página inicial do site da sua agência, mas, sim, para a página onde você explica sobre o serviço, tira as dúvidas do seu cliente em potencial e oferece uma solução para o problema. A página tem que tratar do assunto em questão, sem ser genérica.

7 Conversões

Para toda e qualquer campanha de marketing, você tem um objetivo a ser atingido. Falando em digital, onde praticamente tudo é mensurável, não definir e mensurar estes resultados é um erro fatal. Sem esse preparo você não vai conseguir medir quais anúncios e palavras-chave estão atingindo estes objetivos de forma mais eficiente. Este objetivo é chamado de conversão. Se você procura mais leads, uma conversão vai ser um formulário preenchido, um email enviado ou um toque no botão do WhatsApp do seu site. Se você tem como objetivo mais vendas para o seu e-commerce, uma página de check out do carrinho será a sua conversão. Se você está divulgando algum conteúdo e quer que o usuário faça o download do seu material, esse download será sua conversão. Defina e configure no Google Ads a sua meta, a sua conversão.

8 Correspondências de Palavras-Chave

Outro item que faz muitos anunciantes perderem dinheiro gastando com cliques desqualificados. Tenha, de forma estruturada, o roteiro de análise de palavras-chave com base nas correspondências. Você pode ler um pouco mais sobre as correspondências de palavras-chave acessando este conteúdo. Não trabalhe por muito tempo com palavras-chave de correspondência ampla, priorizando as correspondências de frase e exata, nunca esquecendo de atualizar a lista de palavras-chave negativas.

9 Termos de Pesquisa

Preencher a sua lista de palavras-chave é uma coisa, monitorar os termos de pesquisa é outra. Ao preencher a lista de palavras-chave iremos dizer ao Google para quais buscas queremos mostrar nossos anúncios. Porém, como as palavras-chave funcionam de acordo com as correspondências configuradas, elas não são necessariamente aquilo que o usuário escreveu no Google e que ativou seus anúncios. Nunca deixe de monitorar, semanalmente, os termos de pesquisa que foram digitados no buscador e acionaram seus anúncios. Nos termos de pesquisa o objetivo é identificar palavras que não temos interesse em mostrar anúncios.

10 Negativas

Seguindo a ordem dos termos de pesquisa, o próximo passo após identificar os termos que não nos interessam é inserir na lista de palavras-chave negativas. Essa lista diz ao Google Ads que, quando tais palavras surgirem nas buscas, nosso anúncio não deve concorrer ao leilão. Ou seja, aparececeu a palavra, o Google Ads não mostra nosso anúncio. É o chamado filtro: com essas ações evitamos receber liques indesejados, de usuários que não têm interessem nos nossos produtos ou serviços.

11 Dispositivos

O comportamento do usuário no site na versão desktop é um, no mobile é outro. Esteja atento para o perfil do seu público e foque suas campanhas setando os anúncios para serem exibidos no dispositivo que você tem maiores taxas de conversão e vendas. A navegação no site é diferente, esteja atento para analisar os resultados e distribuir na forma correta o investimento e ajustar os lances para mais ou para menos em determinada plataforma.

12 Programação

Seu cliente tem um comportamento específico que é só dele, que é só do seu ramo de atividade, que é do seu perfil de consumidor. Portanto, se as suas pesquisas de mercado mostraram que, por exemplo, seu cliente costuma comprar mais nas quintas, sextas e sábados, você precisa programar seus anúncios para serem exibidos nestes dias e em determinados horários. Quanto mais você aparecer com os anúncios em dias de menor conversão, seu orçamento estará limitado nos dias e horários em que o público mais compra.

Tenho certeza absoluta que, seguindo esses 12 itens, a sua campanha está prevenida quanto aos erros de direcionamento e de investimento.

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@FelipeAPereira

Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
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felipe@agenciaibr.com.br