Correspondências de Palavras-Chave Google Ads | IBr Agência Digital

Correspondências de Palavras-Chave no Google Ads | IBr Agência Digital

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São 3 principais tipos de correspondência de palavra-chave

Confira algumas dicas para programar corretamente a exibição dos seus anúncios no Google Ads

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Uma das etapas que passamos ao criarmos uma campanha no Google Ads é a definição da lista de palavras-chave. Essas palavras-chave nada mais são do que as expressões que os usuários e as pessoas escrevem no campo de busca do Google. Sendo assim, toda vez que alguma expressão que esteja na nossa lista de palavras-chave for pesquisada no Google, o Google Ads vai saber que nosso anúncio está programado para concorrer a esta exibição nos resultados.

O que ocorre, neste momento, é que há muitas variações de palavras-chave que podem ser cadastradas e isto, normalmente, confunde bastante quem está programando as campanhas. Neste ponto, um dos principais erros nas campanhas do Google Ads acontece: por padrão, a correspondência de palavra-chave que fica configurada é a AMPLA. Beleza, mas o que significa isto? A correspondência ampla é a mais utilizada e é uma das 3 correspondências de palavras-chave que vamos verificar aqui no conteúdo.

Correspondências de Palavras-Chave Google Ads

Correspondências de Palavras-Chave | Google Ads

Correspondência de palavra-chave: correspondência AMPLA

A correspondência ampla é o cadastramento mais simples que existe para uma palavra-chave. Por exemplo, se somos uma loja de equipamentos para fotógrafos e cadastrarmos a penas o termo câmera fotográfica em uma lista de palavras-chave, toda e qualquer pesquisa que se relacione com câmera fotográfica irá ativar nossos anúncios. E é a aí que a gente perde dinheiro, pois o anúncio estará pulverizado, aparecendo para MUITAS pesquisas e quase 100% delas de quem não está pronto ainda ou já pesquisando para comprar nossos produtos e serviços. Vejamos alguns exemplos que acionariam os anúncios para câmera fotográfica em correspondência ampla: câmeras fotográficas antigas, câmeras fotográficas, máquinas fotográficas modernas, qual a melhor máquina fotográfica, câmeras para fotos profissionais, máquina fotográfica para crianças… repare que eu citei aqui apenas alguns exemplos que vieram em mente rapidamente. O universo de pesquisas que irão acionar seu anúncio é extremamente grande. Não é o formato mais indicado para fazer suas palavras-chave.

Correspondência de palavra-chave: correspondência DE FRASE

A correspondência de palavra-chave de frase é a primeira etapa para iniciarmos a segmentação dos anúncios. Ela nos garante que, ao menos, as palavras-chave da expressão sejam fiéis às cadastradas e estejam em uma mesma sequência. Consequentemente, tudo que estiver escrito antes e depois da palavra-chave irá acionar os anúncios. Neste caso, representamos a correspondência de frase colocando a palavra-chave entre aspas.

  • câmera fotográfica (correspondência ampla)
  • “câmera fotográfica” (correspondência de frase)

Então, temos alguns exemplos que acionariam os anúncios quando a configuração estabelecer correspondência de palavra-chave de frase: comprar câmera fotográfica, câmera fotográfica profissional, câmera fotográfica para iniciantes, quanto custa uma câmera fotográfica… note que a expressão “câmera fotográfica” aparece em todos os exemplos, nessa mesma ordem.

Correspondência de palavra-chave: correspondência EXATA

Exata. A correspondência de palavra-chave exata é, na minha opinião, aquela que você mais deve pesquisar, ajustar e utilizar. Por quê disto? Simplesmente porque você pode analisar o desempenho dos cliques e saber que as pessoas escreveram exatamente aquilo que você queria que elas escrevessem para encontrar seu anúncio. Nessa situação, o caractere utilizado para cadastramento são os colchetes.

  • câmera fotográfica (correspondência ampla)
  • “câmera fotográfica” (correspondência de frase)
  • [câmera fotográfica] (correspondência exata)

Para a correspondência exata, o exemplo é bastante simples. Você vai precisar cadastrar um a a uma, pois ela não contempla variações. Terá que colocar, entre colchetes, por exemplo: câmera fotográfica barata, câmera fotográfica preço, câmera fotográfica em lançamento, onde comprar câmera fotográfica…. temos um universo também bastante grande de possibilidades. Porém, a sua chance de conversão, a sua taxa de conversão, ela será extremamente maior. Usuários que incluem palavras como “preço”, “comprar”, “loja de” e “em promoção”, por exemplo, tendem a comprar muito mais e a estarem muito próximos ao momento de decisão de compra do que aquelas pesquisas mais genéricas, por características, por exemplo.

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@FelipeAPereira

Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
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felipe@agenciaibr.com.br