Correspondências de Palavras-Chave Google Ads | IBr Agência Digital

Correspondências de Palavras-Chave no Google Ads | IBr Agência Digital

> Conteúdo disponível em áudio, vídeo e texto

São 3 principais tipos de correspondência de palavra-chave

Confira algumas dicas para programar corretamente a exibição dos seus anúncios no Google Ads

> ATENÇÃO: Acompanhe nosso conteúdo em todas as plataformas digitais de podcast, vídeo e texto. É tudo @FelipeAPereira <.

Uma das etapas que passamos ao criarmos uma campanha no Google Ads é a definição da lista de palavras-chave. Essas palavras-chave nada mais são do que as expressões que os usuários e as pessoas escrevem no campo de busca do Google. Sendo assim, toda vez que alguma expressão que esteja na nossa lista de palavras-chave for pesquisada no Google, o Google Ads vai saber que nosso anúncio está programado para concorrer a esta exibição nos resultados.

O que ocorre, neste momento, é que há muitas variações de palavras-chave que podem ser cadastradas e isto, normalmente, confunde bastante quem está programando as campanhas. Neste ponto, um dos principais erros nas campanhas do Google Ads acontece: por padrão, a correspondência de palavra-chave que fica configurada é a AMPLA. Beleza, mas o que significa isto? A correspondência ampla é a mais utilizada e é uma das 3 correspondências de palavras-chave que vamos verificar aqui no conteúdo.

Correspondências de Palavras-Chave Google Ads

Correspondências de Palavras-Chave | Google Ads

Correspondência de palavra-chave: correspondência AMPLA

A correspondência ampla é o cadastramento mais simples que existe para uma palavra-chave. Por exemplo, se somos uma loja de equipamentos para fotógrafos e cadastrarmos a penas o termo câmera fotográfica em uma lista de palavras-chave, toda e qualquer pesquisa que se relacione com câmera fotográfica irá ativar nossos anúncios. E é a aí que a gente perde dinheiro, pois o anúncio estará pulverizado, aparecendo para MUITAS pesquisas e quase 100% delas de quem não está pronto ainda ou já pesquisando para comprar nossos produtos e serviços. Vejamos alguns exemplos que acionariam os anúncios para câmera fotográfica em correspondência ampla: câmeras fotográficas antigas, câmeras fotográficas, máquinas fotográficas modernas, qual a melhor máquina fotográfica, câmeras para fotos profissionais, máquina fotográfica para crianças… repare que eu citei aqui apenas alguns exemplos que vieram em mente rapidamente. O universo de pesquisas que irão acionar seu anúncio é extremamente grande. Não é o formato mais indicado para fazer suas palavras-chave.

Correspondência de palavra-chave: correspondência DE FRASE

A correspondência de palavra-chave de frase é a primeira etapa para iniciarmos a segmentação dos anúncios. Ela nos garante que, ao menos, as palavras-chave da expressão sejam fiéis às cadastradas e estejam em uma mesma sequência. Consequentemente, tudo que estiver escrito antes e depois da palavra-chave irá acionar os anúncios. Neste caso, representamos a correspondência de frase colocando a palavra-chave entre aspas.

  • câmera fotográfica (correspondência ampla)
  • “câmera fotográfica” (correspondência de frase)

Então, temos alguns exemplos que acionariam os anúncios quando a configuração estabelecer correspondência de palavra-chave de frase: comprar câmera fotográfica, câmera fotográfica profissional, câmera fotográfica para iniciantes, quanto custa uma câmera fotográfica… note que a expressão “câmera fotográfica” aparece em todos os exemplos, nessa mesma ordem.

Correspondência de palavra-chave: correspondência EXATA

Exata. A correspondência de palavra-chave exata é, na minha opinião, aquela que você mais deve pesquisar, ajustar e utilizar. Por quê disto? Simplesmente porque você pode analisar o desempenho dos cliques e saber que as pessoas escreveram exatamente aquilo que você queria que elas escrevessem para encontrar seu anúncio. Nessa situação, o caractere utilizado para cadastramento são os colchetes.

  • câmera fotográfica (correspondência ampla)
  • “câmera fotográfica” (correspondência de frase)
  • [câmera fotográfica] (correspondência exata)

Para a correspondência exata, o exemplo é bastante simples. Você vai precisar cadastrar um a a uma, pois ela não contempla variações. Terá que colocar, entre colchetes, por exemplo: câmera fotográfica barata, câmera fotográfica preço, câmera fotográfica em lançamento, onde comprar câmera fotográfica…. temos um universo também bastante grande de possibilidades. Porém, a sua chance de conversão, a sua taxa de conversão, ela será extremamente maior. Usuários que incluem palavras como “preço”, “comprar”, “loja de” e “em promoção”, por exemplo, tendem a comprar muito mais e a estarem muito próximos ao momento de decisão de compra do que aquelas pesquisas mais genéricas, por características, por exemplo.

Este conteúdo foi útil para você? Se sim, compartilhe com seus amigos!

Se tiveres alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, basta deixar nos comentários!

Precisa de ajuda com o seu marketing digital? Contate nossa agência e receba uma consultoria gratuita! =D

Lembrando que você pode ter acesso aos nossos conteúdos em qualquer plataforma de podcast, aqui no blog, nos textos do Medium e até nos vídeos do YouTube. Abraço e até a próxima!

Mídias Sociais: Facebook | LinkedIn | Twitter | Instagram
Podcasts: Spotify | iTunes Apple | Spreaker | Soundcloud | Deezer | Google Podcast
Vídeo: YouTube | Vimeo
Texto: Medium

 

@FelipeAPereira

Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
Interaja comigo nas mídias sociais! =D
felipe@agenciaibr.com.br

 

WhatsApp chat