As hashtags já estão em uso, em escala mundial, no Facebook. Primeiro a novidade foi testada na casa da rede social, os Estados Unidos e, com a aceitação demonstrada, as #’s agora estão disponíveis a todos os participantes do empreendimento de Mark Zuckerberg.
Não pense que as novidades em termos de busca de conteúdos dentro do próprio Facebook e a consequente maior troca de informações entre usuários da ferramenta social ficarão na possibilidade de utilização das hashtags. Os desenvolvedores do Facebook já avisaram que os próximos meses serão repletos de novidades nesse sentido.
Outra ferramenta lançada, ainda em fase de instalação completa, é a possibilidade de comentar status com fotos. A ideia é que isto seja feito também através do Facebook móvel. Por enquanto os usuários da versão para celular da rede social podem, apenas, visualizar. Ainda não conseguem postar imagens utilizadas como comentários.
Ajudar a descobrir as conversas que ocorrem via rede social no mundo inteiro são a justificativa apontada para essa guinada de Zuckerberg & cia. No entanto, o verdadeiro motivo, lógico, é comercial. Dados do próprio Facebook indicam que, no chamado horário nobre da televisão, o número de americanos online no FB é equivalente aos números de telespectadores do Super Bowl – final da NFL e evento de maior audiência televisiva nos Estados Unidos – entre 88 e 100 milhões de usuários.
O uso das hashtags no Facebook é similar com a utilização das #’s em outras redes, tais como: Twitter, Google+, Tumblr, Instagram e Pinterest. Ou seja, permite a inserção de sua publicação em um contexto, em incluí-la em uma discussão maior etc. Ao clicar em uma hashtag no Facebook você verá um feed com o que outras pessoas e páginas estão comentando sobre o assunto.
Além disso, pode ser feita a busca por uma hashtag específica na barra de pesquisa do Facebook. Também ficarão “clicáveis” as #’s vindas de outros aplicativos e serviços, caso do Instagram. A composição de postagens também poderá ser feita de forma direta do feed de hashtags ou dos resultados de busca. A utilização de #’s poderá ser controlada pelos usuários no quesito privacidade.
.
.
Por Felipe Pereira
Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!