Netflix e emissoras de tv brasileiras se unem para dominar o mercado das tvs por assinatura
Já não é de hoje que as operadoras de televisão por assinatura não vivem uma boa fase. O surgimento dos serviços de streaming no Brasil obtiveram um sucesso implacável, fazendo muitos usuários de tv paga abandonarem o serviço, ou trocando seu pacote por um plano mais básico.
Ao que tudo indica, a má fase dessas operadoras tende a piorar. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, SBT, RedeTV e Record, que juntos constituem a empresa Simba, estão desenvolvendo uma parceria junto ao Netflix com o objetivo de transmitir o conteúdo em HD desses canais abertos exclusivamente na tv aberta e através do Netflix.
O que impulsionou a união das três emissoras foi o fato delas não receberem a mais das operadoras de tv fechada para elas transmitirem suas transmissões em HD, sendo que esses mesmos canais são oferecidos dentro dos pacotes pagos de tv com alta definição de imagem.
Com a parceria, diversos conteúdos das emissoras como os jornalísticos, novelas e séries seriam colocados a disposição no Netflix.
Vale lembrar que as empresas de tv por assinatura são as mesmas que abastecem o mercado com os serviços de internet banda larga, móvel e telefonia. Por isso a richa com o Netflix é muito grande, pois os usuários passaram a utilizar maior quantidade de dados de suas conexões de internet para reproduzir os conteúdos do Netflix. Ou seja, o prejuízo que o serviço de streaming gerou possui mais de uma força.
Desde 2015, as empresas de tv por assinatura perderam em torno de 1 milhão de clientes.
Além do Netflix, a Simba também estuda disponibilizar seu conteúdo através do serviço de streaming da Amazon, que chegou ao país recentemente.
.
Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!