A presença digital é uma constante no mundo em que vivemos, onde praticamente tudo está virtualizado, inclusive nosso convívio social. A batalha pela busca por um emprego novo também está calcada na sua vida digital.
Cada vez mais constante é a verificação dos seus dados e de sua personalidade através dos perfis em mídias sociais. Mas, afinal o que buscam os empregadores na hora da contratação ou no momento de marcar uma entrevista de emprego?
Não podemos ficar com a impressão de que ocorre uma caça às bruxas e que qualquer pequeno deslize na esfera virtual redunda na eliminação ou diminuição de possibilidades de obtenção de uma colocação numa empresa.
Um dos quesitos que é perfilado por quem observa o comportamento digital dos candidatos é a presença de uma foto profissional. Não precisa ser algo extravagante com altas produções. Basta uma foto no ambiente de trabalho com roupas adequadas e isso já bastará para dar uma ideia de seu perfil no ambiente virtual.
Também é analisado por onde você transita na Internet, quantos são seus perfis e em quais redes sociais você costuma acessar. Cada vez mais é recomendável que você tenha uma conta completa e ativa no Linkedin, mídia social voltada para o mundo dos negócios.
É importante ter um repositório com suas realizações no que envolve o trabalho, apresentando um portfólio digital com seus trabalhos mais relevantes, isso conta pontos na hora de escolher por este ou aquele candidato na busca de um profissional competente.
Por fim, também é considerado o seu comportamento nas redes sociais: a maneira que você fala de seu emprego e a forma como você se relaciona com colegas de trabalho influem na hora da obtenção de um novo posicionamento.
Não se pode esquecer que esta investigação digital serve também para traçar um melhor perfil do profissional que está em vias de ser contratado. Sua vida no mundo digital é uma fatia da sua existência e antecipa comportamentos que você pode vir a ter dentro do ambiente de trabalho.
.
Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!