Por que o empreendedor quer tanto economizar com Marketing?

Por que o empreendedor quer tanto economizar com Marketing?

Não é uma situação incomum: surge a ideia de abrir um negócio, o planejamento começa. Onde? Quando? Como executar? A quem atender?

Uma série de perguntas vão aparecendo e as respostas precisam ser muito bem pensadas e objetivas. E aí chega a hora de fazer contas. Dinheiro para o aluguel na melhor localização, para a reforma que vai deixar cada detalhe do jeito sonhado, para a mão-de-obra especializada, para a matéria-prima de alta qualidade, para os impostos, para o coquetel de inauguração… e o marketing? “Ah, eu tenho um conhecido que mexe com isso, vai me cobrar um precinho ótimo”.

E é nesse momento que começa o fim do seu negócio.

Eu já falei aqui um pouco sobre a diferença entre contratar um serviço de marketing e contratar uma divulgação, uma publicidade. Ambos são importantíssimos e andam lado a lado, mas não são a mesma coisa.

O marketing faz parte de todos os negócios. Em qualquer ramo de atuação. Sem marketing, nenhuma empresa cresce.

Veja bem, não estou dizendo aqui que uma empresa só cresce se contratar uma agência de marketing! Não é isso. Você pode fazer o marketing da sua empresa. Você só precisa se capacitar para isso. O que não pode acontecer, é negligenciar esse aspecto fundamental para qualquer negócio.

É através de estudos e pesquisas de marketing que você vai definir o melhor produto a ser vendido, a melhor embalagem, a cor ideal, o público-alvo, a linguagem para se comunicar com esse público, a mídia ideal para essa comunicação, a frequência com que a comunicação vai ser feita, a otimização dos custos disso tudo… enfim, “fazer o marketing” de uma empresa vai muito além de postagens em mídias sociais ou criar um site com as informações básicas do negócio.

Um marketing de qualidade naturalmente tem um custo considerável. Mas custo com marketing não é gasto, é investimento. Seja para contratar uma empresa especializada, seja para se capacitar a cuidar pessoalmente, é indispensável que exista um orçamento previsto para o marketing. Se você cuidar de todos os outros detalhes, mas errar no nome do produto, na apresentação do produto, na divulgação ou em qualquer aspecto nesse sentido, todo o investimento anterior será comprometido. É aquele famoso clichê do “barato que sai caro”.

E se sai caro não cuidar bem do marketing da sua empresa, acredite, é ainda mais caro um trabalho de marketing para reerguer uma imagem que foi arranhada.

Empreendedor, não deixe isso acontecer com você. Não negligencie o marketing da sua empresa. Estude, se aprimore, contrate bons profissionais… enfim, invista! E com certeza você colherá excelentes frutos!

Abraço e até a próxima!

@FelipeAPereira

Administrador de Empresas, Consultor de Marketing e CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
Interaja comigo nas mídias sociais! =D
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