Marketing x Publicidade: quais as diferenças? -

Marketing x Publicidade: quais as diferenças?

Marketing x Publicidade: quais as diferenças?

Quando você contrata uma agência de Marketing Digital, você está deixando ela fazer “marketing”?

Isso é um obstáculo que os profissionais de marketing enfrentam diariamente: o cliente quer marketing ou publicidade? Ele sabe a diferença entre os dois?
Marketing e Publicidade não são a mesma coisa, apesar de estarem diretamente ligados. Mas, de modo geral, o empreendedor brasileiro não tem esse esclarecimento.
As perguntas mais comuns, quando se oferece um serviço de marketing para um empresário/empreendedor, é: “Mas o que eu vou ganhar com isso?”, “Quanto isso vai impactar nas minhas vendas?” ou “Quando eu vou ter o resultado disso?”.

 

Marketing x Publicidade: diferenças definem o caminho
Marketing x Publicidade: diferenças definem o caminho

 

De modo geral, o empreendedor não quer um serviço de marketing, mas um serviço de venda. Ele espera que, ao contratar uma agência e investir alguns reais em Ads, seu telefone comece a tocar instantaneamente e os gráficos de venda e faturamento comecem a subir como jamais havia acontecido. Isso não é marketing. Nem mesmo publicidade.

Vamos tentar esclarecer um pouco como funcionam essas duas áreas

A Publicidade é uma ferramenta do Marketing. Analisando gramaticalmente a palavra, publicidade significa “tornar público, divulgar, propagar”. Ou seja, a Publicidade é apenas a divulgação de alguma coisa. E o Marketing, não é a mesma coisa? Não.

Marketing é uma palavra que não possui tradução na língua portuguesa. Ela tem origem, em inglês, na palavra “Market”, que significa “mercado”. Se fôssemos traduzir ao pé da letra “Market + ing” seria um verbo, algo como “mercadar”. Ou, como eu gosto de dizer, marketing significa “criar mercado”.

E o que isso significa na prática?

Na prática, significa que quando você contrata uma agência de marketing, seja digital ou não, para que o conceito de marketing seja de fato aplicado, para que a agência possa realmente “criar mercado”, é preciso uma parceria e um envolvimento muito grande entre a agência e o cliente.

Se você criou um novo produto, deu um nome, colocou um rótulo, estabeleceu um preço e o entregou à agência dizendo “Quero que esse produto seja consumido”, você já fez o marketing. Agora você precisa de publicidade. Você precisa que esse produto se torne público, seja conhecido. Mas será que ele vai ser consumido? Será que o seu marketing foi bem feito? As cores utilizadas no rótulo são adequadas? O preço do produto está condizente com o valor que ele oferece? Talvez. Se você é um bom profissional de marketing, o seu produto pode estar pronto.
Mas, nem todo empreendedor entende de marketing. Muitas vezes ele tem a ideia, tem os recursos para colocar a ideia em prática, mas não tem conhecimento das teorias e dos conceitos que podem, e devem, ser aplicados, para que esse produto ou serviço seja exatamente aquilo que o consumidor quer ou precisa. Isso é o marketing! E é nesse momento que a agência deve ser contratada.

Se você quer, de fato, um serviço de marketing, traga a agência para dentro do seu empreendimento desde o início! Deixe os profissionais te orientarem sobre a melhor forma de produzir, sobre a cor que o rótulo deve ter para chamar a atenção do público-alvo, sobre os locais em que o produto deve ser exposto, sobre o valor que aquele produto pode representar e o preço que você poderá cobrar por isso. Enfim, deixe a agência FAZER MERCADO.

Você vai ver que os resultados serão infinitamente melhores do que uma simples divulgação. Pois até essa divulgação vai ser feita da melhor forma, mas como uma parte de todo o processo de marketing.

Abraço e até a próxima!

@FelipeAPereira

Felipe A Pereira - CEO Agência Digital Ibr
Felipe A Pereira

Administrador de Empresas, Consultor de Marketing e CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
Interaja comigo nas mídias sociais! =D
Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram | felipe@agenciaibr.com.br

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − um =