Google: alterações no site levam meses para refletir na pesquisa

Google: alterações no site levam meses para refletir na pesquisa

John Mueller diz que pode levar meses para que muitas mudanças no site sejam processadas pelo algoritmo de classificação da pesquisa

Ou seja, se você fez muitas alterações no seu site é MUITO provável que levará bastante tempo para que elas causem retorno para você nos resultados das pesquisas. E o mais complicado é que você só poderá saber se essas ações foram corretas ou não, quando isso realmente acontecer – ganho ou perda de posicionamento.

Segundo o Google, se essas suas ações ocorrerem simultaneamente a uma grande atualização do algoritmo do Google, então você terá maiores dificuldades ainda para identificar o que gerou e o que não gerou resultado. Afinal, as alterações que ocorrerão após a tal atualização não serão necessariamente um resultados das alterações que você fez em seu site.

Então, qualquer ganho ou perda de tráfego orgânico precisa ser detalhadamente analisado, para que você não caia na tentação de fazer mais e mais alterações em seu site e não permitir que o Google entenda e classifique ele da melhor maneira possível.

E como chegamos a essa conclusão?

O assunto surgiu durante um hangout feito pela central do Google para webmasters, onde dois proprietários de sites apresentaram preocupações parecidas. Um deles observou ganhos e tráfego após atualização do algoritmo principal do Google, ocorrido em março recente… Depois, em abril, observou perdas. Já o outro disse que percebeu as mesmas alterações sendo que, no entanto, ele realizou vastas alterações em seu site em abril.

Desde as suas ações, o tráfego aumentou bastante, sendo que foi cortado pela metade com o passar do tempo e não retornou mais. As seguintes questões foram levantadas:

* A queda está relacionada à condição anterior do site?

* O site está sendo impactado pelas mudanças recentes do algoritmo?

Segundo Mueller, quaisquer alterações na forma como um site aparece na pesquisa não devem ser atribuídas a ajustes recentes no site, mesmo que coincidam com atualização de algoritmo. Ele diz, ainda, que é um processo demorado para rastrear, reindexar e reprocessar um site, podendo levar meses até que o Google entenda onde o site deve aparecer nos resultados.

Ele salienta que, principalmente se você tiver um site maior, com muitas páginas, e realizar algumas alterações, provavelmente isso não gerará mudanças rápidas. Por se tratar de um site maior, levará muito tempo de rastreamento e indexação para que se entenda o que, de fato, mudou e seja reprocessado o site, para um entendimento melhor sobre a forma como ele deve ser mostrado nos resultados.

O que eu entendo do que foi dito

Sobre atualizações no seu site gerarem resultados rápidos: o Google não quer dizer nem que sim, nem que não. Ele quer dizer que tudo vai depender. Vai depender do quão profundas foram suas alterações e, também, se houve alguma atualização no algoritmo. Ele disse que sites maiores dependem de mais tempo. Por razões óbvias, um site com mais de 10 mil páginas indexadas precisa alterar MUITA coisa para que o Google o veja de forma diferente. No entanto, sites menores – tenho certeza – conseguem identificar mudanças nos resultados em um espaço muito menor de tempo.

Só que o Google não pode afirmar isto. Então ele diz simplesmente que grandes acréscimos ou decréscimos no tráfego orgânico NÃO PODEM ser relacionados com alterações no seu site ou atualizações no algoritmo. Ou seja, o Google não diz nada a respeito.

O que eu indico

Trabalhe seu site com consistência. Defina suas principais palavras-chave (no máximo 5!!!) e trabalhe seu conteúdo constantemente em cima disto. Sim, o seu resultado será alcançado no longo prazo. Porém, a sua consistência fará com que dificilmente você perca os posicionamentos que conquistará.

O que fazer mais?

Por favor, não esqueça de:

* continuar lendo sobre as atualizações do algoritmo
* continuar, da mesma forma, produzindo novos conteúdos ORIGINAIS
* seguir otimizando suas páginas com frequência e de acordo com aquilo que o Google indicar

E você, percebeu grandes mudanças no seu posicionamento nos últimos meses?

Abraço e até a próxima!

@FelipeAPereira

Administrador de Empresas, Consultor de Marketing e CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
Interaja comigo nas mídias sociais! =D
Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram | felipe@agenciaibr.com.br