Sites que rodam bem em smartphones melhoram sua classificação no Google
Você já percebeu que determinados sites, quando acessados através de um smartphone, carregam pesado, ou o seu conteúdo não apresenta uma boa visibilidade na tela do aparelho, necessitando que você dê zoom na tela? Isto ocorre porque os criadores destes sites o projetaram pensando exclusivamente no acesso da página através de desktops e notebooks.
Contudo, hoje em dia, um bom profissional não comete mais este tipo de erro, pois toda página deve estar adaptada para ser acessada de qualquer computador, celular ou tablet.
Com o sucesso dos smartphones, as pessoas têm usado cada vez menos os computadores convencionais e os desenvolvedores de sites, percebendo a necessidade de adaptação, passaram a produzir sites que funcionam perfeitamente tanto no computador, quanto no celular. São os chamados “mobile-friendly“.
Desde 2014 o Google passou a avaliar os sites que já estão adaptados para rodar em smartphones com qualidade. Estas páginas ganham posições no resultado de busca. Foi realizada uma alteração no algoritmo das buscas com a finalidade de tornar mais eficiente a identificação das páginas no padrão mobile-friendly.
Características de uma página mobile-friendly
- A visibilidade do texto deve ser padronizada, de forma que o usuário não precise dar zoom na tela para visualizar o conteúdo.
- Os links da página são separados um do outro, com uma distância que garanta o fácil acesso sem complicações.
- Algumas páginas exigem algum software instalado para garantir seu perfeito funcionamento.
Para saber se a sua página encontra-se no padrão mobile friendly, bastar realizar o teste de compatibilidade do Google!!!
.
Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!