Trending Topics no Facebook: a ‘twitterização’

Trending Topics no Facebook em testes

Virou mania, entre os usuários brasileiros, reclamar da ‘orkutização’ do Facebook quando não estavam contentes com alguma novidade ou modismo na rede social de Mark Zuckerberg. Porém, na verdade, o Facebook tem se aproximado cada vez mais do Twitter.

Depois das hashtags, já está em fase de testes no Facebook outra funcionalidade característica do microblog: os tópicos mais comentados (conhecidos como trending topics). Por enquanto chamados de ‘Hot Topics’, ainda não há grande novidade em relação ao que esta função apresenta no Twitter. Porém, em relação ao comum do Facebook, deve gerar ainda mais interação.

Os ‘hot topics’ estão sendo testados para alguns usuários do Facebook móvel nos Estados Unidos. A ferramenta, equivalente ao trending topics no Twitter, fica no topo da página do feed de notícias. Ali, você pode conferir o que seus amigos estão falando sobre os assuntos mais importantes do momento e, também, o que os demais usuários da rede social comentam sobre os mesmos tópicos.

Não é segredo que a rede social número um do mundo tornou o MSN Messenger obsoleto ao consolidar seu chat próprio. Portanto, não é surpresa pensar que a estratégia de Zuckerberg e cia seja pegar para si boa parte da fatia dos usuários do Twitter.

O Facebook quer agregar ao seu objetivo tradicional de aproximar amigos e pessoas com interesse em comum, a possibilidade de ser o local para se informar e buscar as novidades da hora. Ou seja, função básica do Twitter para maior parte de seus usuários.

É bom lembrar que não são todas as novidades postas em testes no Facebook que se tornam efetivas na rede social. Mas, levando em conta o ritmo das últimas inclusões de funcionalidades, em breve os tópicos mais comentados devem estar disponíveis para todos os usuários.

Opinião: assim como Google+ implanta diversas funcionalidades ‘copiadas’ do Facebook na busca de mais (e diferentes tipos de) usuários, o Facebook está fazendo o mesmo com o Twitter.

.

Por Felipe Pereira
Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!