Atraso na entrega de compras em e-commerce lidera queixas

 

Quem pretende comprar os presentes de Natal pela internet neste ano pode enfrentar dificuldades. Segundo pesquisa realizada pela pela eCRM123, 43% dos entrevistados já tiveram problemas ao realizar compras on-line. Deste universo, 26% disseram que o atraso na entrega do produto foi a principal dificuldade enfrentada e 8% receberam a encomenda com defeito.

Uma das dicas para evitar a frustração de ficar sem presentes no Natal é antecipar as compras, diz a diretora de atendimento do Procon-SP, Selma do Amaral. Durante o período, o volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega são maiores. “Dessa forma, o consumidor tem margem caso a empresa não entregue o produto na data”, afirma.

O consumidor deve ainda desconfiar de sites que oferecem apenas o número de celular. É importante checar o CNPJ, razão social, telefone fixo e endereço. “Vale acompanhar as reclamações feitas contra o site em redes sociais e órgãos de defesa do consumidor”, acrescenta a diretora.

A escolha do fornecedor do produto também exige cuidados. Selma recomenda que o consumidor verifique se o produto é homologado pelo órgão fiscalizador. No caso do celular, por exemplo, o aparelho deve ter registro na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O consumidor deve documentar a operação, salvando ou imprimindo as telas com a nota fiscal, número de pedido e descrição do produto”, diz Selma.

Fonte: Jornal Metro