Como o marketing de conteúdo pode melhorar o desempenho de sua página no Facebook -

Como o marketing de conteúdo pode melhorar o desempenho de sua página no Facebook

Como o marketing de conteúdo pode melhorar o desempenho de sua página no Facebook

Publicações que forçam participação em promoções e com teor exclusivamente comercial serão penalizadas

O Facebook anunciou, no início de janeiro, que vai aumentar as punições para empresas que exageram na publicação de conteúdo promocional e de propaganda. A mídia social vai aumentar o cerco por considerar publicações que forçam a participação em promoções como uma prática a ser penalizada. Estratégias spammers não serão mais toleradas.

Fazer o Facebook para empresas funcionar está ficando mais difícil a cada mês que passa. Caiu substancialmente o alcance orgânico das páginas de empresas. A esperança está em oferecer conteúdo de muita qualidade para os usuários. Cada vez mais!

Crie imagens personalizadas para seus posts no Facebook. Não precisamos falar muito sobre a comoção que imagens causam na rede social, pois um pequeno dado demonstra sua força: o engajamento em postagens com imagem é 120% maior do que simples postagens com texto.

Mesmo o melhor conteúdo não vai ter a mesma repercussão se não for anunciado de maneira empolgante. Dê um enfeite ao seu material para chamar mais atenção para aquilo que você vai publicar. Mostre entusiasmo!

Pense nessas imagens como capas de livro para seu conteúdo digital. Obviamente não somos julgados só pela capa, mas nos esforçar em ter uma aparência atraente vai aumentar, ao menos, o interesse do público para nosso conteúdo.

Por vezes, você não tem tempo de desenvolver uma imagem de qualidade. Nessas horas, tenha certeza de que o link que você vai postar tenha uma imagem interessante. Numa publicação WordPress a imagem pode ser buscada no link, chamando mais atenção para a postagem. Assegure-se que a imagem esteja com boa qualidade e com as medidas adaptadas para o feed de notícias do Facebook.

Você não precisa fazer um enorme texto para divulgar seu conteúdo: textos mais curtos tendem a dar muito mais retorno no Facebook. Manter-se dentro dos 250 caracteres pode resultar em um ganho de 60% no engajamento. É bom ser conciso. Se atenha ao básico e gere maior buzz.

A verdade pode não ser a que você quer escutar mas, atualmente, as postagens orgânicas dão pouco resultado. Para você obter verdadeiros dividendos com a rede social é preciso se utilizar de publicidade. É preciso investir!

Um bom primeiro passo é começar a impulsionar algumas de suas postagens. Elas ganham maior alcance e para cada pessoa que curtir seu conteúdo, ela gerará um retorno orgânico à sua postagem ao aparecer para os amigos dela que houve interação com a sua página. E, principalmente: ao impulsionar postagens, você seleciona o perfil do público!

Aproveite o direcionamento de audiência do Facebook: ele proporciona encontrar com maior facilidade seu público-alvo na mídia social.

Em uma tentativa de acertar naquilo que os usuários realmente querem ver, o Facebook tem dado maior alcance para assuntos que são destaque no momento. Ou seja, mais exposição para os tópicos mais comentados. Com isso, você deve buscar oportunidades em que o foco de seu negócio possa ser utilizado em conjunto com algum assunto que esteja bombando no momento.

Se aproveite da síndrome do insider: busque criar conteúdo exclusivo para seus fãs no Facebook. Com isso, seus seguidores se sentirão recompensados por receber informações exclusivas que não estarão disponíveis em outro lugar. Também é possível reaproveitar conteúdo já publicado em outras mídias, desde que você acresça alguma atualização ao conteúdo, tornando-o atraente ao seu público. Um conteúdo com bons resultados postado em algum outro momento pode e deve ser utilizado em novas oportunidades.

Caso você tenha um artigo realmente espetacular, faça de tudo para promovê-lo! Crie uma imagem de capa relacionada ao seu novo conteúdo, isso alavancará o alcance do texto, trazendo mais audiência.

E lembre-se sempre: principalmente deixe de lado o tom promocional em suas postagens. Cada vez menor será o alcance das postagens com esse intuito. Aposte em criar conteúdo de qualidade para chamar a atenção e fuja das penalizações das páginas de empresas por conteúdo extremamente promocional e comercial.

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Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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