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Como otimizar imagens para o Google?
Além das técnicas já tradicionais de SEO, saiba como fazer para otimizar imagens para o Google indexar corretamente
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Importante estratégia do marketing digital, o SEO precisa ser conduzido e planejado, além da parte de texto, também para as imagens. Porém, o Google não lê e não entende as imagens da mesma forma que nós, seres humanos. Então, como fazer para comunicar ao Google do que se tratam cada uma das imagens do nosso site? No conteúdo de hoje, vamos passar por 5 pontos que nos ajudam a comunicar ao Google sobre os conteúdos das imagens e otimizar nossa estrategia de SEO no marketing digital.
1. Nome do Arquivo
Primeiramente, o nome do seu arquivo precisa descrever, de forma rápida e objetiva, aquilo que a imagem representa. Nada de mantermos os nomes padronizados do tipo IMG12345.png, por exemplo. Se tivermos, na imagem, uma foto de um cachorro da raça dálmata, o nome ideal para o nome do arquivo será cachorro-raca-dalmata.png. O nome do arquivo é o primeiro contato que o robô do Google tem com a imagem que ele encontrará no seu site. Portanto, colocar no nome do arquivo EXATAMENTE aquilo que a imagem DIZ.
2. Texto ALT
Já reparou que, ao visitarmos alguns sites que estão com instabilidade no servidor ou, ainda, se a sua internet estiver lenta demais, as imagens deste site não são carregadas e, em vez disto, aparece um pequeno texto escrito no canto superior esquerdo? Pois é, este campo se chama texto alternativo, ou apenas texto ALT. Estamos falando, neste caso, do texto que descreve a imagem com um pouco mais de detalhes. É um pouco diferente do título, que é mais direto e mais objetivo. Seguindo o mesmo exemplo do tópico anterior, o correto seria preenchermos o texto ALT da seguinte maneira: “Cachorro dálmata filhote para doação”.
3. Atributo Title
Quando o atributo está preenchido corretamente ao passarmos o mouse do computador sobre as imagens aparece um texto em uma caixa de diálogo. Este texto é o título da imagem. Então, preencha uma variação PARECIDA com o texto Alt. Pode ser preenchido com o mesmo texto. No entanto, quanto mais você variar e explicar melhor o conteúdo da imagem, melhor.
4. Legendas
Diferentemente dos demais itens mencionados neste texto, a Legenda fica visível para o usuário. Ou seja, quem visitar seu site, provavelmente vai ler o que nela estará escrito. Nos campos de título, texto alt e nome do arquivo você não precisa, em tese, se preocupar com o usuário, pois ele não irá enxergar este texto. A legenda vai precisar, obrigatoriamente, complementar e descrever o conteúdo da imagem. A legenda é o campo seguinte que o usuário visualiza após a imagem e a função de complementar o que há na imagem é extremamente esperada pelo próprio usuário. Utilize de forma correta a legenda e descreva a sua imagem com um pouco mais de detalhes.
5. Tamanho do arquivo (SEO)
O ideal é você enviar arquivos para seu site com, no máximo, 200kb de tamanho. Portanto, pense sempre que, para o Google, é de uma importância extremamente relevante a velocidade de carregamento das páginas. Portanto, é um ponto que influencia não só na experiência do usuário, como também critério de ranqueamento para o SEO. Quanto menor for o arquivo, melhor.
Abaixo um exemplo de imagem com estes 5 pontos preenchidos da forma adequada:
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Essas ações não são complicadas de serem colocadas em prática. Se o seu site for na plataforma WordPress, por exemplo, basta procurar o campo de edição da imagem que as seções de título, legenda e texto alternativo estarão disponíveis para preenchimento, de forma bastante simples e intuitiva. Consequentemente, os outros dois pontos – nome e tamanho do arquivo – você prepara antes de enviar a imagem para o site.
Se por um acaso a sua imagem ficar com um tamanho muito grande, a dica complementar é utilizar a ferramenta Tinypng.com. Com ela, você envia sua imagem, ela recebe o processamento correto e, depois, fica disponível para você fazer o download dela, em um tamanho muitas vezes que chega a 90% de redução. Portanto, considere sempre passar a imagem por essa ferramenta.
Em tempo: a ferramenta Tinypng possui um plugin para WordPress, facilitando o seu trabalho. =D
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Texto: Medium
@FelipeAPereira
Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
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