Como otimizar suas ações de marketing no Facebook
Você usa os anúncios do Facebook para promover seu negócio? Você busca um crescimento no retorno dos investimentos? Publicidade online pode ser a maneira mais eficaz de propagar o seu negócio. O passo mais importante é descobrir como atingir seu público-alvo e a maneira de perceber isso é através de testes.
Se você, alguma vez, já tentou anunciar na internet, na busca de novos consumidores, seja através do Google AdWords ou do Facebook, você pode não ter tido os resultados esperados. Por mais eficientes que essas ferramentas sejam, elas têm exigido mais esforço na busca por uma otimização de seu resultado.
No AdWords você tem de descobrir quais as palavras-chave funcionam melhor com aquilo que você quer anunciar. No Facebook, sua missão é encontrar dentro de características de perfil do usuário qual é o seu público-alvo. Fique ciente de que nada é óbvio nessa área.
Diferentemente do Google AdWords, o Facebook não captura a intenção de compra dos consumidores, o que fica mais explícito em uma busca por palavra-chave. Portanto, muitos dos contatos obtidos através do Facebook, podem ser chamados de contatos frios.
O anúncio aborda o usuário em momentos diferentes: no AdWords, o anúncio aparece quando seu público-alvo PESQUISA na internet o seu produto para comprar, já no Facebook o seu anúncio irá “cercar” o seu público-alvo para que ele lhe conheça (seu público-alvo, nesse caso, não está necessariamente querendo adquirir o produto ou serviço naquele momento).
Para verificar uma intenção de compra nos usuários do Facebook, você primeiro precisa postar algo que seja mensurável, como um interesse de compra. Ofereça conteúdo: um ebook gratuito, uma postagem de blog etc. Daí, dentre os que manifestarem interesse, você deverá fazer uma nova postagem comercial.
Visando entender o funil de clientes em potencial você tem que criar uma campanha grande, que atinja um número relevante de pessoas. Digamos que você crie uma campanha mínima para 100 mil pessoas: nesse caso você poderá verificar como otimizar suas campanhas.
Filtrar seus anúncios pelos interesses de pessoas pode não ser muito efetivo. Isso limita a pesquisa a algumas páginas de interesses e pode não representar o público que você pretende atingir. Busque nos seus clientes atuais um interesse em comum relevante e leve ele em consideração para a confecção do anúncio no Facebook.
No caso de você buscar por um público mais limitado a dica é não filtrar seu anúncio por gênero. Mas se a sua publicidade no Facebook for de largo espectro, vale a pena focar nos homens, que percentualmente convertem mais negócios e gastam mais online, pelo menos através dos anúncios no Facebook.
A idade também pode ser parâmetro para o melhor aproveitamento de sua publicidade no Facebook. Entre 18 e 21 anos a taxa de conversão é mais baixa. Até existe o interesse, mas poucos são os que efetivamente compram o produto. O foco de vendas está entre 22 e 45 anos.
Só filtre por idioma o seu anúncio se o seu negócio for local. Caso contrário, haverá multiplicidade de idiomas dos seus possíveis compradores. Nunca indique como Landing Page do seu anúncio a home de seu site, desenvolva uma página especial para quem clicar em seu anúncio e faça testes, com diversos tipos de anúncio, até que você encontre o anúncio ideal para centralizar o seu investimento naquele que lhe traz um maior retorno.
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Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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