#DeletaFacebok? A hora é agora… de anunciar no Facebook!
O Facebook está passando pela maior crise de seus 14 anos de existência, por conta do escândalo de uso indevido dos dados confidenciais de usuários para fins políticos, pela empresa britânica Cambridge Analytica.
Apesar dos insistentes pedidos de desculpas do seu fundador e CEO Mark Zuckerberg, a campanha #DeletaFacebook vem ganhando muita força no Twitter e já teve a adesão de algumas empresas, entre elas as empresas do bilionário Elon Musk, Tesla e SpaceX, que tiveram suas páginas excluídas da rede social.
Outras empresas, como a Sonos, fabricante norte-americana de equipamentos eletrônicos; o banco alemão Commerzbank; e a Mozilla, desenvolvedora norte-americana de softwares; não excluíram suas páginas, mas já afirmaram que irão retirar o Facebook de seus planos de marketing.
“Então esse é o pior momento para a minha empresa anunciar no Facebook?”
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
A hora de investir em anúncios no Facebook é essa!!! É agora!!!
Desde 2016 o Facebook vem fazendo constantes mudanças no seu algoritmo, com a intenção de fazer com que as pessoas recebam mais conteúdos dos seus amigos, do que de empresas ou publishers. Com o discurso de “conectar mais as pessoas”, o Facebook, na verdade, fez com que as empresas perdessem alcance orgânico e precisassem investir cada vez mais em anúncios, para terem o mesmo alcance de antes com seus conteúdos.
Se agora, grandes empresas estão saindo da rede social, ou deixando de investir em publicidade no Facebook, é aí que A SUA empresa vai aparecer mais!
A saída de grandes anunciantes abre uma lacuna nos feeds de milhões de usuários espalhados pelo mundo, e é justamente nesse espaço que a sua empresa vai ter oportunidade de entrar.
Então, sim, vale muito a pena investir no Facebook! E pelo menos enquanto ele for a rede social com o maior número de usuários ativos no mundo, não vai deixar de valer.
Desde que veio à tona o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, o Facebook já perdeu mais de US$ 70 bilhões em valor de mercado. Na semana passada, segundo a Bloomberg News, as ações da empresa caíram quase 14%.
Mas e os usuários, quantos deles já abandonaram o Facebook?
Bem… ainda não se tem qualquer notícia sobre um abandono em massa da rede social, apesar de os usuários estarem mais preocupados com a privacidade e com a forma com que suas informações serão utilizadas daqui por diante.
Mas, apenas para tentarmos fazer uma estimativa… quantas pessoas você conhece, que resolveram deletar seu perfil?
@FelipeAPereira
Administrador de Empresas, Consultor de Marketing e CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
Interaja comigo nas mídias sociais! =D
Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram | felipe@agenciaibr.com.br