Dicas para destruir a reputação da sua marca nas redes sociais

Uma pesquisa feita pela consultoria KPMG em dez países indicou que 70% das empresas ao redor do mundo têm presença nas redes sociais. E essa tendência é liderada pelos países emergentes: Brasil, China e Índia, onde as empresas recorrem mais a esses canais para fazer negócios. E muitas dessas empresas (muitas mesmo) aqui no Brasil não sabem se portar nas redes sociais.

Pensando nisso elaboramos um guia prático para agilizar o processo de destruição da reputação da sua marca nas redes sociais. Isso mesmo, aqui você aprenderá em 5 passos como fazer sua marca servir de péssimo exemplo nas pesquisas e cair no conceito do público!

 

Passo 1 – Crie um perfil pessoal em todas as redes sociais usando sua marca

Todos estão fazendo isso e você não pode ficar de fora da revolução das mídias sociais! Você não deve ser muito experiente neste meio (o digital), mas com certeza não há nada que os outros estejam fazendo que você também não possa fazer, não é mesmo? Sem nenhum estudo de caso, planejamento ou estratégia de atuação, crie um perfil com a sua marca em cada uma das redes sociais do momento, Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube, LinkedIn e o que mais julgar necessário.

Fan Page no Facebook? Para quê, se com um perfil pessoal minha marca pode ‘adicionar pessoas’ e interagir muito mais com os “amigos”?

 

Passo 2 – Publique coisas do seu cotidiano e vida pessoal

Redes sociais servem para compartilhar coisas legais, não? Com isso em mente, publique nas suas redes toda piada, foto ou vídeo que você achar ou receber por e-mail. Use e abuse de gírias e abreviações. Coloque frases machistas (ou feministas), dependendo do seu gênero. Imagens de mulheres (ou homens) semi-nus(as) também conquistam o público.
Nunca se esqueça de escrever, nas  publicações, coisas do tipo: “kkkkkkkkkkkk” ou “rsrsrsrsrsrs”. Ou até mesmo algo com mais conteúdo como: “Essa é muito boa”, “Vídeo muito bom”. – A sua imaginação é o limite!
Também faça check-in em todo e qualquer lugar que você visitar, sua casa, casa da sogra, do cunhado, buteco da esquina, supermercado… E não se esqueça de ativar o recurso de compartilhar no twitter e facebook. 😉

 

Passo 3 – Promova sua marca constantemente com seus produtos

Sempre que publicar alguma coisa, não se esqueça de promover sua marca com muitas propagandas anunciando seus produtos e serviços constantemente. Faça do seu Twitter, Facebook e demais mídias sociais verdadeiros canais de venda! Poste produtos sem parar, diariamente! Quem precisa de site quando se tem as redes sociais para ficar anunciando?

 

Passo 4 – Não leve desaforo para casa

Algum cliente insatisfeito falou mal do seu produto ou serviço nas redes sociais? Responda à altura, não leve desaforo pra casa. Afinal quem melhor do que você para saber o quão bom é seu produto ou serviço?

 

Passo 5 – Não faça nenhum tipo de monitoramento

Agora que você já sabe como trabalhar sua marca nas redes sociais, já deve estar mantendo certa “rotina” nas atividades. Faça o seguinte: não monitore, não ouça seus clientes, demore ou não responda dúvidas frequentes, não busque saber suas preferências, faixa etária, comportamento, formas de comunicação ou se tem algum influenciador, nem nada disso.
Depois de ter construído um público por certo tempo, chegou a hora de dar um tempo para as redes sociais, agora é a vez dos usuários divulgarem seus produtos e serviços. Pela qualidade da sua atuação nas redes sociais, pela contribuição que você fez diariamente para melhorar, mesmo que um pouquinho só, a vida de sua audiência, eles agora com certeza irão espalhar o nome da sua marca para além das fronteiras digitais. Quem sabe sua marca não aparece na TV ou jornal sem que você tenha gasto um centavo sequer!?

Por Felipe Bing.