Facebook testa remoção do conteúdo de páginas do feed de notícias!
Facebook testa remoção do conteúdo de páginas do feed
Em alguns países o teste está fazendo com que o conteúdo de páginas seja totalmente removido do feed. Há, nesses testes, uma nova aba, onde se concentram os posts de páginas. No feed, permanecem apenas postagens de amigos e anúncios.
Em seis países o Facebook está testando esse novo conteúdo no feed de notícias dos usuários. Antes um espaço gratuito, agora o feed será disputado por páginas apenas por anúncios. Assim como qualquer mídia para empresas, provavelmente o feed de notícias dos usuários será um espaço publicitário para páginas, apenas – além, claro, das postagens dos amigos.
As postagens das páginas (que já tiveram seus alcances orgânicos derrubados e possuem um alcance médio de 5 a 10% atualmente em out/2017) registram mais queda ainda na audiência.
Pelo que podemos perceber, a era do compartilhamento viral está mudando. Anteriormente, um bom conteúdo criado pelo seu analista já lhe garantia boas chances de ótimos alcances orgânicos e grande potencial de viralização. Agora, parece que o cenário vai mudar.
Obviamente, o Facebook espera gerar mais receita com essa atitude. No entanto, para os criadores de conteúdo e analistas, creio que seja um momento de inovar. De acordo com as fontes consultadas, os países que recebem o teste são Eslováquia, Sri Lanka, Bolívia, Sérvia, Camboja e Guatemala.
Segundo o Facebook, os testes estão sendo realizados porque “as pessoas mostram que querem uma maneira mais fácil de ver publicações de amigos e familiares. Então, criamos dois espaços diferentes em dois feed’s: um com dedicação à amigos e familiares e outro com conteúdo postado por páginas”. O Facebook diz, ainda, que não tem planos atualmente para tornar o novo feed em todo o mundo.
O novo feed – chamado de Explorar – não parece ter atraído muitos usuários. Na Eslováquia, as 60 maiores páginas do país sofreram quedas consideráveis. Com novos feeds, o Facebook cria novos espaços para chamar a atenção dos usuários e, também, novos espaços para inserção de publicidade.
Mesmo o Facebook informando que não há intenções de tornar universal a alteração, vamos aguardar! =D
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@FelipeAPereira
Administrador de Empresas, Consultor de Marketing e CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
Interaja comigo nas mídias sociais! =D
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