Quem tem os fãs mais engajados está em vantagem?
Quem começa a lidar com mídias sociais pode ficar até assustado com a dificuldade que é para conseguir engajamento nas páginas de empresas. Alguns podem até ficar desencorajados se as suas postagens não tem um enorme número de curtidas e comentários nas suas publicações. A verdade é que as grandes empresas também tem pouco engajamento em proporção ao número de fãs.
Informações do AdAge dão conta que, das 200 páginas com maior número de fãs no Facebook, a taxa média de engajamento é de 1,4%, os mesmos números se encaixam para a realidade do Twitter. O 1% de engajamento fica muito claro no YouTube, quando o máximo que um vídeo muito popular atinge é 5%. Mas, e porque temos a impressão de que as grandes empresas têm muito engajamento? A resposta é simples: elas estão pagando para isso.
Enquanto 1% possa parecer pouco, a verdade é que o retorno de qualquer mídia de massa é pequeno. Mesmo as pessoas que apreciaram o conteúdo muitas vezes não dão o passo superior e deixam claro que gostaram do mesmo ao comentar ou curtir uma postagem. As mídias sociais tornaram mais fácil o engajamento entre pessoas e marcas, mas isso não quer dizer que ficará mais fácil proporcionar esse contato do que o que ocorria nas mídias tradicionais.
Donos de empresas e pessoas que trabalham com marketing não devem ficar horrorizadas se sua taxa de engajamento está entre 1 ou 2% e devem ficar agradecidas se esta conta for maior que 3%. Sempre, claro, há espaço para crescimento com a oferta de conteúdo relevante e com a informação dos hábitos de consumo dos usuários online.
Dentre as redes sociais que já foram estudadas está comprovado, por pesquisas, que o tipo de postagem que mais gera conteúdo é o de imagem, seguido pelo de vídeos. Esse já é o indicativo sobre o tipo de conteúdo que você deve postar. Isso não quer dizer que você só deve postar imagens, apenas significa que você tem de fazer uma mistura bem balanceada de postagens, sempre com alta relevância de conteúdo.
O engajamento é importante. Porém, o principal item a ser considerado é o número de pessoas alcançadas por uma campanha de marketing nas mídias sociais. Se uma postagem teve 20 mil visualizações, mas obteve só 20 curtidas, o foco deve ser positivo pelo grande número de pessoas alcançadas.
Muitas pessoas utilizam reviews e likes para valorar o quanto tem de qualidade um produto ou uma marca. Ou seja: quanto mais pessoas verem que você teve respostas positivas, maior será a percepção positiva sob sua marca.
Considerar a importância do engajamento deve ser levado em conta, mas não pode cegar os homens que cuidam do marketing das páginas criando expectativas irrealizáveis sobre a participação dos usuários com as marcas. As mídias sociais mudaram a maneira de comunicação com os consumidores, mas não mudaram o comportamento deles que ainda relutam um pouco ao se associar com uma marca.
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Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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