10 maneiras de superar o bloqueio criativo -

10 maneiras de superar o bloqueio criativo

Criadores de conteúdo e gerentes de mídias sociais estão sempre criando histórias e desenvolvendo ideias. Isso é estimulante e faz passar o tempo de maneira rápida e criativa. Mas, às vezes, vemos aquela tela em branco e bate aquele pavor! Nada sai em direção ao teclado, nenhuma ideia surge: aí está o bloqueio criativo!

Preparamos 10 dicas para superar esse bloqueio:

1 – Reescreva suas tarefas: eu acho que reescrever as tarefas que tenho para fazer me ajuda a focar novamente. Aí eu fico super específico e escrevo itens de ação para realizar a tarefa. Por vezes, descubro que uma ação precisa de sua própria lista de tarefas.

2 – Faça pesquisa de campo: é fácil ficar sentado em sua mesa o dia todo, vendo os produtos com que você trabalha através de uma tela. De vez em quando dê uma saída, vá à campo e veja como é a utilização desses produtos no dia a dia. Interaja com pessoas e torne o seu dia mais enriquecedor.

3 – Peça ajuda: não se intimide, converse com um colega ou com seu chefe e peça por uma ajuda. Às vezes aquela perspectiva que você não está vendo surge da cabeça de outra pessoa, que tenha o olhar fresco para aquela situação em que você está com dificuldade.

4 – Fuja de sua mesa: repito, fuja de sua mesa. Vá dar uma caminhada, veja lugares diferentes, saia daquele ambiente ao qual você está acostumado. Isso vai recarregar suas baterias e aumentar as possibilidades de vir a ideia que você estava esperando há um bom tempo. Faça qualquer coisa para desanuviar sua mente e deixá-la tranquila.

5 – Trabalhe em um novo ambiente: às vezes pequenas mudanças na sua estação de trabalho são suficientes para mudar sua percepção. Você pode ir para outro lugar, se for possível vá para um parque e faça seu trabalho de lá ou, de repente, se for possível, vá para casa. A mudança de ambiente pode ser suficiente para a chegada de uma nova onda de ideias.

6 – Volte para o planejamento: quando eu entro em bloqueio, por vezes é por ter dispendido muito tempo pesquisando para aquele tema ou, pelo contrário, pesquisei de menos. Volte para a etapa de preparação e encontre o ponto que te fez perder a criatividade para escrever ou desenvolver algum assunto.

7 – Cheque as informações: passeie tranquilamente por tudo que você juntou de base para o desenvolvimento de um texto e confira se essas informações batem com a realidade. Se agarre na parte mais analítica para ter maior fluidez na hora do desenvolvimento do conteúdo.

8 – Pule a parte em que você bloqueou: aquela introdução está te dando trabalho… Então passe para o desenvolvimento! Se a escolha do título está impossível, pense em revisar o texto. Vença a dificuldade esquecendo-a por alguns instantes, quando você voltar terá mais facilidade de superá-la.

9 – Se isole: uma das melhores maneiras de recuperar o foco ou pular um bloqueio criativo é o isolamento. Não converse, não se disperse. Pegue um fone de ouvido e tenha um contato próximo apenas consigo mesmo e com suas ideias.

10 – Tenha em mente que não dá para ser criativo o tempo inteiro: não se puna por estar temporariamente sem ideia. Relaxe. Compreenda que o ato criativo é um processo que pode levar certo tempo e nem sempre acontece quando você quer.

Essas dez dicas não são definitivas. O seu processo pode ser importante para a ocorrência ou não de bloqueios. Porém, seguir esses passos seguramente fará com que você tenha menos problemas e desenvolva seu trabalho criativo de maneira mais fluída e organizada.

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados