7 técnicas simples que funcionam nas mídias sociais -

7 técnicas simples que funcionam nas mídias sociais

1 – Primeiro escute, depois fale: de nada adianta você ser super ativo com o perfil de seu negócio nas mídias sociais se você só fala e não presta atenção naquilo que estão falando para ou de você. Sempre preste atenção nas respostas obtidas. Elas serão um bom norte para as suas ações no mundo online.

2 – Responda para todos: cerca de 60% das marcas não respondem aos seus clientes nas mídias sociais, em especial as grandes marcas. Pois aí está um erro. Responda cada uma das interações que são feitas com você, sejam elas positivas ou negativas. Ignorar um comentário negativo, deletando uma postagem, por exemplo, só pode trazer mais prejuízos. Empresas irão falhar, mas é sua obrigação pedir desculpas pelos erros e diminuir a consequência dos equívocos que possam ser cometidos. Lembre sempre de usar a voz da sua marca, responda com o tom que ela representa, seja ele mais formal ou mais irreverente, leve isso em conta.

3 – Conte histórias, não venda: as mídias sociais estão aí principalmente para o compartilhamento de experiências. As vendas devem ser feitas com cuidado. Simplesmente empurrar um produto para sua audiência pode não ser o mais apropriado. Conte uma história de bastidores, desenvolva um diálogo, traga as pessoas para o lado humano de sua empresa.

4 – Seja você mesmo: a autenticidade é uma das qualidades mais apreciadas no mundo virtual. Demonstrar suas preferências e suas opiniões agregam muito ao seu conteúdo. Busque se diferenciar por gerar uma voz ativa dentro das redes sociais, sendo algo que retrate os valores de sua marca.

 

5 – Faça uma publicidade otimizada: as mídias sociais possibilitam a segmentação de público para a criação de anúncios. Se valha disso para falar com as pessoas certas. Por vezes, é melhor não atingir um público tão significativo em número, mas que ele seja o mais adequado para a sua empresa, atingindo aquelas pessoas que são fundamentais para seu negócio.

6 – Dê coisas: seja lá o que você tenha para vender, ofereça parte do seu conhecimento para as pessoas. Elas se sentirão recompensadas e passarão a enxergar sua marca de maneira mais positiva. Sempre criar conteúdo traz resultados positivos. A visão de sua empresa como uma referência em seu assunto fará com que você tenha mais pessoas interessadas na sua marca. Também crie concursos e promoções para beneficiar seus seguidores, isso engaja os usuários com sua página.

7 – Seja grato: agradeça aos usuários engajados e a seus parceiros comerciais. Faça postagens os citando. Crie um relacionamento positivo entre essas pessoas. Agradecer vai fazer com que você seja reconhecido e visto como um agente positivo dentro das mídias sociais.

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Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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