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Como construir a imagem da sua marca nas redes sociais

Indiferente da enxurrada de blogs e especialistas que ensinam da forma mais didática possível como construir a imagem da sua marca nas redes sociais, ainda é muito frequente vermos empresas ‘queimando o filme’ por aí.

É extremamente importante entender que o público que as empresas pretendem atingir é totalmente diferente de qualquer outro meio de comunicação. Este é um público altamente dinâmico e exigente, quer interação, quer respostas às suas dúvidas e respostas rápidas e, principalmente, quer receber algo em troca da aproximação e atenção dada.

marca nas redes sociais

“Eu sou bom nisso!” “Hoje eu fiz muito sucesso!” “Eu sou o melhor!” “Eu eu eu eu!”. Sinceramente, você daria alguma atenção para uma pessoa assim?

Você se aproxima e dá credibilidade para alguém assim? Ninguém gosta de ficar ouvindo uma pessoa que só fala de si mesmo e não presta a atenção no que os outros estão falando na sua volta, imagine uma empresa!

Rede social tem esse nome por algum motivo, não concorda?  A empresa deve usá-la para promover coisas que sejam relevantes para a público que a cerca. Deve se tornar presente no dia-a-dia, com aproximação sensata e objetiva, tornando-se útil para seu cliente ou apenas para quem resolveu acompanhar a marca.

Para ser ouvido, primeiramente você precisa ouvir. Se quer que preste atenção em você, se envolva e crie uma conversa com seu público.

Se a marca não ouve o seu público, com certeza está desperdiçando tempo e dinheiro nas suas ações. E o que é pior: perdendo toda a credibilidade que algum dia teve.

 

Então escreve aí pra não esquecer:

Escute, responda, interaja e contribua.

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Por Felipe Bing

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Postagens antigas em destaque no feed do Facebook

Atualizado em 02 de julho de 2012:

Imagem enviada por fã da nossa página, que voltou a visualizar a postagem vários dias após a mesma ter sido feita!

 feed do Facebook

Você já notou que pela manhã, ao abrir o Facebook, postagens de páginas de até uma semana atrás aparecem em destaque no feed de notícias?

Não? Pois é, melhor olhar com calma. Pois isso está ocorrendo com uma frequência cada vez maior.

Clique e veja um exemplo claro da confusão que o Facebook está fazendo com o seu feed de notícias

Mas o que seria isso? Algum problema? Você que não apertou F5 o suficiente? Déjà-vu?

Nada disso. Se trata apenas de mais uma estratégia do Facebook para dar visibilidade às postagens das Fan Pages. Pois é, isso porque uma média de apenas 15% da audiência recebe efetivamente a postagem feita por uma página. Então o nosso amigo Mark resolveu dar um empurrãozinho pra “ajudar” algumas Fan Pages.

Isso é ótimo para as Fan Pages de marcas, mas terrível para os usuários, principalmente os que abrem seu facebook diariamente para acompanhar as “novidades” e notícias mais recentes e atualizadas. Ao invés disso enxergam postagens antigas, e é preciso rolar muito pra baixo no feed pra poder ver algo realmente novo. Isto quando as antigas e as novas não se misturam confundindo totalmente o usuário e o deixando com aquela sensação de Déjà-vu.

Outra coisa que nos chamou a atenção aqui, foi que esta semana vimos um banner em flash, daqueles “Perca a barriga em 3 dias clicando aqui!”, em ambos os lados do feed de noticias.

Por um momento achei que estava acessando o Yahoo. Foi bem incomum.

Mas porque tudo isso tão subitamente? Com as ações do Facebook em queda e cada vez mais especulações acerca do futuro da companhia, seriam estas medidas desesperadas para capitalizar?

Mark Zuckerberg estaria vendendo sua alma a tão módicas quantias?

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos….

E você caro internauta Facebook Heavy User, o que acha de tudo isso? Queremos saber seu ponto de vista.

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Por Felipe Bing

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Facebook e Twitter perdem espaço para Google+ em Motores de Busca

Percebemos, já algum tempo, que o Google está incluindo a sua rede social Google+ nos resultados das pesquisas e isto está fazendo o Facebook e Twitter perderem espaço para o Google+ nos Motores de Busca.

O que não imaginávamos é que isto seria feito de forma tão rápida e tão brusca. Hoje, em determinadas pesquisas, o Google simplesmente não mostra os resultados de Twitter e Facebook na primeira página. Por exemplo: se você pesquisar no Google o nome de uma grande empresa, provavelmente o primeiro resultado será o site dela. Caso a empresa tenha perfis oficiais nas mídias sociais e tenha colocado links para elas em seu site, o robozinho do Google já estará avisado sobre os perfis oficiais e incluirá estes perfis nos resultados das buscas. Anteriormente, a primeira página era tomada por perfis oficiais da empresa pesquisada. Twitter, Facebook, Flicker, Youtube etc… tudo aparecia na primeira página, pois eram tidos como canais oficiais da empresa em pesquisa.

Pois agora tivemos uma grande mudança. O Google dá destaque – e cada vez maior – para os perfis oficiais das empresas na sua rede social Google+. Além deste destaque, a gigante parou de mostrar nos resultados os perfis oficiais, principalmente, do Facebook.

O maior prejudicado nas pesquisas está sendo o Facebook. Assista ao vídeo, logo após o texto, onde demonstramos um exemplo prático do que o Google está fazendo.

Facebook twitter perdem espaço nos motores de busca

Quanto a isso, tudo bem: a Google é dona do site de buscas e dona da rede social Google+, e ela faz o que bem entender com elas. Porém, o lema da empresa é “Proporcionar e melhorar, sempre, a experiência do usuário, mostrando resultados relevantes e atendendo-os de forma satisfatória”.

Pra mim, isto é contraditório, pois os perfis e comportamento (pelo menos na data de hoje) das empresas presentes nessas três mídias sociais são bastante distintos.  O canal de menor interatividade na maioria dos casos é o do Google+. E o Twitter, meio de comunicação imediato e em tempo real, poderia ser considerado ‘não relevante’ pelo mecanismo de busca? Claro que não.

O jeito é se adaptar. Se você é responsável pela parte digital ou possui alguma empresa, prepare sua página o quanto antes e comece a interagir no Google+ também. Em pouco tempo as pessoas irão pesquisar o serviço/produto que estão precisando e aquelas empresas que estiverem no Google+ com bastante interatividade no grupo de amigos do usuário serão beneficiadas nos resultados!

Não tem outra saída. Pelo menos não enquanto o Google dominar mais de 97% das buscas no Brasil.

Assista abaixo e deixe sua opinião nos comentários! 🙂


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Por Felipe Pereira
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Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
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Surface da Microsoft, é novo rival de iPad e Apple

Surface da Microsoft, lançado em 19 de junho de 2012, tablet promete competir de igual para igual com iPad 3.

Surface da MicrosoftDepois de criar expectativa com seu ‘evento misterioso’, o CEO da Microsoft Steven Sinofsky anunciou o novo tablet e concorrente forte para o iPad3: o Surface.

O tablet anunciado pela Microsoft é produzido em magnésio, possui uma espessura de 9,3 mm, portas USB 2.0  e todas as aplicações padrões do Windows.

Segundo o executivo, o wi-fi do Surface é o melhor entre todos os tablets do mercado. O tablet conterá dois acessórios: teclado e capa, vendidos em conjunto com o aparelho.

Não foram divulgadas datas nem previsão de lançamento, nem mesmo preços!

No mesmo dia em que a Microsoft anunciava seu tablet para concorrenter de perto com o iPad 3, a Apple divulgou seu segundo vídeo de apresentação da nova versão do tablet, confira abaixo:

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Normalmente os anúncios da Apple são direcionados aos seus fãs incondicionais. Porém, neste acima, a empresa direciona o conteúdo para quem ainda precisa ver mais sobre o que o dispositivo é capaz e pode trazer ao seu dia-a-dia.

Com participação atual de mercado em 58% o tablet tem previsão de crescimento para cerca de 63% ao término de 2012, mesmo com essa nova ameaça que pretende se confirmar, o Surface, da Microsoft.

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Por Felipe Pereira

Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
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Novos recursos anunciados nas fan pages do Facebook

As páginas de fãs no Facebook já estão passando por mudanças e o pessoal que trabalha com esse tipo de gestão ou é responsável por manter uma página atualizada acaba de ganhar um novo recurso.

As principais mudanças são:

1. Agendamento de Posts

Com um simples campo de edição você poderá preencher em que dia e horário sua postagem irá ao ar: ela pode ser de conteúdo com link, imagens, textos ou vídeos e aparecerão exatamente como se você tivesse postado naquele momento. É uma boa opção para quem gerencia diversas páginas e precisa se organizar para manter o canal atualizado constantemente. Um dos aplicativos mais usados até a disponibilização desse recurso chama-se PostCron. Nele, porém, as páginas ganham menos visibilidade nas suas postagens e são, em tese, penalizadas… como já explicamos em um post específico.

IMPORTANTE: não esqueça que toda postagem gera reações. Portanto, é fundamental que o monitoramento após essas postagens agendadas seja constante.

novos recursos anunciados nas fan pages

Agendamento de posts: você preenche o conteúdo depois edita ano, mês, dia e hora da postagem!

2. Administradores de Páginas

Essa mudança pode ajudar quem já gerencia as páginas e dar mais segurança para empresas ‘cederem’ a gestão para profissionais de comunicação digital. Você visualiza, agora, estas opções acessando no menu “Editar Página” e, logo depois, clicando em “Cargos administrativos”.

Agora são sete diferentes tipos de administradores:

Gerente: pode gerenciar os cargos administrativos, enviar mensagens e criar publicações como página, criar anúncios e ver Informações.

Criador de Conteúdo: pode editar a página, enviar mensagens e criar publicações como Página, criar anúncios e visualizar informações.

Moderador: pode responder e excluir comentários na página, enviar mensagens como Página, criar anúncios e visualizar informações.

Anunciante: pode criar anúncios e visualizar informações.

Analista de Informações: pode visualizar informações.

No novo formato, você poderá designar as funções corretas de acordo com a atividade de cada um… O responsável pelos relatórios será configurado como Analista de Informações, o profissional de produção de conteúdo também tem definição agora, ele é o Criador de Conteúdo, e assim com os demais. Bastante interessante, inclusive, para empresas que já possuem suas páginas de fãs e contratam um serviço especializado. Muitas ainda inseguras com esse novo ambiente interativo podem, assim, aumentar sua segurança e preservar a página oficial da empresa no Facebook.

O que você acha dessas mudanças? Você gerencia alguma página? Conte sua experiência, deixe nos comentários! 🙂

 

Por Felipe Pereira
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Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
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