Como amigos nos influenciam nas mídias sociais -

Como amigos nos influenciam nas mídias sociais

Por que você lê certos status? Qual o motivo de você procurar por certos produtos online? Muitos motivos escondidos estão por trás dessas escolhas, especialmente nas mídias sociais. Amigos e família estão por trás de nossas decisões no ambiente virtual e isso ajuda a determinar do que gostamos, compartilhamos e lemos na web.

Pesquisadores descobriram alguns motivadores específicos por trás de como nossos amigos nos influenciam de tal maneira. Esses insgihts englobam a maneira com que interagimos nas redes sociais, o tempo que passamos online e o nosso comportamento de compra na web.

As regras para as nossas amizades offline se aplicam para o mundo digital? Pesquisadores da universidade de Arizona State analisaram amizades de Facebook para chegar a essa conclusão. Em 2012, eles estudaram seis grupos de pessoas com idade universitária para analisar as regras das amizades online e chegaram a um conjunto de 36 regras.

Algumas delas como: eu devo esperar uma resposta dessa pessoa se eu postar na sua linha do tempo; eu não devo dizer nada desrespeitoso sobre essa pessoa; eu devo considerar como um post pode impactar negativamente os relacionamentos daquela pessoa; se eu postar algo e essa pessoa deletar, eu não devo postar novamente. São alguns exemplos de regras de amizade nas mídias sociais.

Outros aspectos, como manter-se em comunicação na vida offline, apresentar-se positivamente diante do amigo mas de maneira honesta, eu não devo deixar a interação via Facebook interferir no meu trabalho, são aspectos a ser considerados.

Apontamentos mostram que, no comportamento, insere-se “não postar informações no Facebook que possam ser usadas contra mim e usar o senso comum na hora de interação nas redes sociais”, também deve-se considerar “se um post pode afetar a carreira de um amigo”.

Quanto ao aniversário, eu devo fazer a congratulação de alguma outra maneira além de uma postagem na rede social. Eu devo proteger sua imagem quando postar no seu perfil e não seja muito analítico quanto aos objetivos dessa pessoa com sua conta de Facebook. Todas essas regras foram identificadas por usuários dentro do teste como sendo as mais importantes.

Essas regras foram avaliadas como sendo importantes para relacionamentos próximos, para amigos ou para conhecidos. Dizer “feliz aniversário” foi considerado muito importante entre conhecidos, pois a amizade se resume ao ambiente virtual. Enquanto que esse ato se torna menos importante quanto mais íntima for a amizade, já que ela não se restringe ao mundo online.

O principal ensinamento que podemos tirar dessas conclusões é que as pessoas esperam reciprocidade e que elas querem ser respondidas quando interagem nas mídias sociais. Portanto, voltando para o mundo dos negócios, é importante enfatizar que devemos sempre dar feedback aos nossos clientes, respondendo seus comentários e interagindo com suas atualizações.

As amizades foram separadas entre amizades íntimas, amizades casuais e conhecidos. As empresas se encaixam no perfil de conhecidos, ficando claro que para a manutenção do relacionamento com esse tipo de pessoa é necessária muita interatividade. O reconhecimento de momentos importantes com um like ou um comentário é fundamental para manter essa amizade. Também é importante responder comentários e compartilhar histórias positivas.

Estamos cada vez mais conectados e o número de pessoas que checa suas redes sociais via celular com frequência é cada vez maior. Trata-se de uma demonstração da vontade de se manter informado sobre como andam nossos amigos. Essa necessidade faz com que qualquer hora seja apropriada para uma atualização de status, sempre vai haver alguém online para ver o que foi postado. Portanto, para as fanpages, vale a pena postar fora do horário de pico no Facebook.

Pesquisas indicaram que o nosso comportamento de compra online é fortemente influenciado por nossos amigos. Na hora de baixar um aplicativo você vai dar preferência para aquele que seus amigos fizeram o download em vez daquele que você pesquisou e tem os melhores reviews.

Se você espera convencer a alguém a tomar uma ação online, fique seguro que o número de likes de uma determinada página será importante para isso, bem como testemunhos favoráveis ao produto ou marca. Porém, o mais impactante será ter alguns amigos dessa pessoa entre os seus fãs. O Facebook promove muito isso ao mostrar os avatares de seus amigos ao lado da página para demonstrar quantos curtiram aquele conteúdo.

Está provado que construímos amizades mais fortes através das interações nas mídias sociais. Querer bem é compartilhar e interagir. Quando tomamos parte de nosso tempo para conversar através do chat ou dar um like no post de nossos amigos, estamos demonstrando que nos preocupamos com essa pessoa, que nosso tempo está disponível para elas, isso constrói pontes mais fortes em uma amizade.

Construir um bom relacionamento nas ferramentas sociais é uma via de mão dupla. Compartilhar conteúdo de qualidade e de bom gosto e interagir com as pessoas aproxima esses relacionamentos que saem fortalecidos. A lógica da amizade também serve para a fidelização de clientes e o seu relacionamento com as marcas.

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Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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