Como construir uma forte presença nas mídias sociais

Você consegue fazer um bom trabalho de social media em 30 minutos? A resposta é não. Se você quer ficar apenas postando conteúdos aleatoriamente até pode ser possível. Mas, se o seu objetivo é tornar-se relevante dentro dos canais sociais, é necessário mais tempo e dedicação.

Estabelecer uma estratégia para mídias sociais é como qualquer outro processo: leva tempo e esforço. Você simplesmente não pode estar lá abandonado no espaço virtual. Você tem que deixar sua opinião, interagir com os outros usuários, demonstrar o que te interessou dentro das plataformas de relacionamento social.

É claro, existem ocasiões em que você não está em um lugar com internet acessível e uma simples postagem já te faz feliz. Porém, você não pode perder de vista seus contatos, você deve respondê-los. Mesmo que você esteja em viagem, em local de difícil acesso à internet, tem de dar um jeito para responder as pessoas que interagiram com você.

Coloque trabalho para receber recompensas. A mídia social é uma empresa que está 24 horas em funcionamento. Por exemplo: no Twitter, você demora muito tempo pesquisando por conteúdo relevante para distribuir para sua audiência. São horas e horas de pesquisa até encontrar aquele conteúdo que merece ser espalhado na rede.

Contudo, não caia na armadilha de sair publicando enlouquecidamente! Isso vale para qualquer mídia social. Uma frequência alta demais no número de postagens pode te tornar aquele usuário chato que está sempre aparecendo para seus amigos. Para o Twitter, o máximo que se considera razoável é uma postagem por hora (lembre-se que o dia tem 8 horas úteis!), portanto, 8 postagens por dia está mais do que bom. No Facebook, uma postagem por turno é o suficiente. Obviamente, evite postagens muito próximas, pois uma atrapalha o alcance da outra e você ficará ausente no próximo turno.

Evite que todas as suas postagens sejam automatizadas. Procure ser menos informal, às vezes. Favorece a aproximação entre os usuários. Você pode até programar algumas mensagens, mas dedique tempo para escrever suas postagens em tempo real, até porque o feedback é instantâneo e sua chance de interagir na hora certa e no menor tempo possível está nessas ocasiões. Mesmo que não seja possível responder na hora, tire um momento do seu tempo para concluir as interações que foram feitas com seu perfil.

Essas pequenas dicas lhe ajudarão ao ser ao mesmo tempo relevante e oportuno nas mídias sociais.

.

Felipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!