Como Fazer o SEO do Site? 5 Passos Iniciais e Fundamentais | IBr Marketing Digital Porto Alegre

Como fazer o SEO do site? 5 passos iniciais e fundamentais! | IBr Agência de Marketing Digital

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Um dos pontos mais importantes do marketing digital. Sempre que iniciamos um trabalho de marketing de busca precisamos pensar no SEO. O conteúdo de hoje traz algumas dicas essenciais e fundamentais para o trabalho de SEO em qualquer site, seja ele do segmento que for.

Antes de partir para os anúncios do Google Ads é muito importante que estes 5 passos sejam seguidos. Os benefícios estarão presentes não só no SEO, mas também contribuirão bastante para os desempenhos, lá na frente, das suas campanhas de links patrocinados (pelo Índice de Qualidade do Google Ads).

Como Fazer o SEO do Site

Como Fazer o SEO do Site

O início do trabalho de SEO, então, passa por 5 passos. Vamos a eles:

1. Google Search Console

No Google Search Console vamos cadastrar nosso site, confirmar a propriedade e passar a receber diversas informações sobre a saúde do nosso site e das páginas dele. Por lá, teremos diversas informações sobre a indexação das páginas, sobre a velocidade delas, sobre a otimização do site para dispositivos móveis, entre outros aspectos. Antigamente chamado de Google Webmaster Tools, o Google Search Console oferece todas as informações necessárias para que seu site esteja de acordo com as diretrizes do Google e qualificado a disputar concorrências nas páginas de pesquisa do Google. Por lá, você deverá cadastrar o seu arquivo robots.txt e o sitemap.xml. Esses dois arquivos norteiam o bot do Google no momento em que ele for rastrear seu site. Não existe trabalho de SEO sem o uso do Google Search Console.

2. Google Analytics

Não vamos conseguir monitorar a visitação do site e se estaremos fazendo um bom trabalho ou não, se não soubermos o ponto de partida. Então, precisamos instalar a ferramenta Google Analytics. Se trata de uma ferramenta do Google que, com seu código inserido em nosso site, nos traz informações sobre a visitação do mesmo. Além da quantidade de visitas, nos traz uma série de outras informações, tais como: páginas mais visitadas, tempo de permanência no site, taxa de rejeição, páginas de saída, origens das visitas etc. Com essas informações, poderemos mensurar o resultado de cada uma das ações em determinado tempo e comparar a evolução do trabalho. No Analytics você vai filtrar as origens das visitas pelo Orgânico e identificar como está ocorrendo e refletindo no seu site, o trabalho de SEO.

3. Google Meu Negócio (Google My Business)

Outro serviço do Google que é essencial e que reflete muito no posicionamento orgânico e no SEO. Principalmente indicado para negócios locais, com endereços físicos, o Google Meu Negócio permite que você preencha seu endereço, telefone, seu horário de atendimento e seu site. Permite, ainda, que sejam cadastradas fotos internas e externas da empresa, fotos de produtos e, ainda, fotos com registros feitos pelos seus próprios clientes. Há muitas ferramentas disponíveis para serem utilizadas por lá…. jamais deixe de usar o Google Meu Negócio.

4. Títulos das Páginas

O próximo passo é cuidar das tags de título das páginas. Concordamos que você não vai possuir duas páginas iguais no seu site, certo? Pois bem, cada página precisa ter um título único, que reflita aquilo que a página traz de conteúdo. A página do produto A, precisa ter a nomenclatura e os principais tópicos do produto A no seu título. Assim como o produto B. Jamais inserir o mesmo título em todas as páginas do site. Este é um dos erros mais comuns: preencher o nome da empresa nos títulos de todas as páginas do site.

5. Conteúdo Original

Não menos importante (ou até MAIS!), preocupe-se em produzir o seu conteúdo de forma original, sem copiar de outros lugares. O conteúdo original mostra ao Google que você é autêntico e, combinado com o comportamento do usuário dentro do seu site, você vai mostrar ao Google que você é autoridade naquele assunto e vai começar a receber relevância sobre ele. Procure, sempre que possível, escrever com profundidade sobre os tópicos que envolvem o seu negócio. Quanto mais original e quanto mais você produzir, maior vai ser a sua probabilidade de ‘rankear’ no Google.

Com essas 5 dicas iniciais você já estará apto a começar a aplicar as demais técnicas de SEO. Lembre-se que o tempo para visualizares o resultado do trabalho de SEO pode variar, e muito, entre um segmento e outro, vide que as concorrências também variam. Portanto, não desista e monitore sempre os resultados que as suas ações de SEO estão gerando!

Para saber um pouco mais sobre nosso trabalho, acesse as páginas de serviços de marketing digital, curso de marketing digital presencial e os cursos online de marketing digital!

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@FelipeAPereira

Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
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felipe@agenciaibr.com.br

 

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