Conselho Nacional de Trânsito aprova a carteira de habilitação digital -

Conselho Nacional de Trânsito aprova a carteira de habilitação digital

Conselho Nacional de Trânsito aprova a carteira de habilitação digital

 

 

O Conselho Nacional de Trânsito aprovou uma proposta que tem o objetivo de digitalizar a CNH no Brasil. Com o grande avanço das tecnologias de smartphones e seus aplicativos, por que não utilizarmos documentos digitais, tendo a opção de deixar os originais guardados em casa?

A violência e o grande número de assaltos que perturbam a vida dos cidadãos nas grandes cidades brasileiras podem ter sido alguns dos fatores que motivaram a nova ideia, pois no caso de alguém ser assaltado, caso esse novo sistema seja implantado para todos os documentos, seria desnecessária a emissão da segunda via de ambos, poupando o transtorno para o motorista e para os respectivos órgãos emissores. A novidade também beneficiaria os esquecidos de plantão que costumam esquecer a carteira em casa.

Para o novo projeto sair do papel, foi criado um aplicativo com leitura de QR Code e certificação digital. A carteira de habilitação tradicional continuará tendo o mesmo valor. Para começar a usar a CNH digital, o motorista deve instalar o aplicativo e registrar-se no site do Conatran, e posteriormente ativar a sua CNH digital no link enviado para o seu email.

Em caso de roubo ou furto do smartphone, será possível bloquear o aplicativo remotamente.

Os usuários terão que esperar até fevereiro de 2018, quando o novo projeto deverá ser inaugurado.

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados