Google Adwords, Analytics e a diferença nos números de visitas
Adwords e Analytics: prováveis motivos para a diferença nas visitas
Uma dúvida toma conta sempre que analisamos os dados de cliques do Google Adwords em conjunto com as estatísticas de visitas do Google Analytics: por que os números não conferem? Na teoria, as duas informações deveriam manter uma coerência. Mas, na prática, não é o que acontece.
Essa diferença gera questionamento por parte dos clientes, que não entendem a não correspondência destes números. E essas perguntas não são à toa. Afinal, causa um desconforto essa não concordância entre números que servem para a análise do trabalho e de feedback e para a tomada de decisão.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, é necessário delimitar o que é o clique no Adwords e a visitação no Analytics. No primeiro caso, o clique é configurado quando o anúncio de uma campanha recebe um clique. Já no Google Analytics a visita é a interação entre um browser (navegador) e um site que, em caso de fechamento do navegador ou inatividade por mais de 30 minutos, acarreta em finalização da visita.
As razões de termos mais cliques do que visitas
Cada clique do usuário conta para o Adwords e um usuário pode clicar diversas vezes no mesmo anúncio. Enquanto isso, apenas uma visita será contabilizada no espaço de meia hora. Outro caso é o do visitante que não espera o carregamento da página, seja por qual motivo. Nesse caso, a visita não contará e apenas o clique entra na estatística e o anúncio será cobrado.
Também quanto ao problema do tempo de carregamento da página podem ser geradas mais visitas, caso haja o ‘refresh’ da página que estava na espera para abrir. Nesse caso, apenas uma visita será relacionada com o Adwords e mais visitas acionadas pelo Google Analytics.
Outra possibilidade é quando a pessoa, ou robô, que visita diversas vezes a página. Nesse caso, há possibilidade de tratar-se de um concorrente ou proprietário(s). Esses cliques fraudados também não são contabilizados como visitas, mas geram cliques. Erros na ‘tag’ da página de destino e pessoas que navegam com o JavaScript e/ou cookies desativados não geram número de visita.
Existem também redirecionamentos fraudulentos, quando o usuário chega sem querer na página, sem obviamente terminar de carregá-la. Isto gerará, também, clique sem visita. Se um redirecionamento acontece entre a URL contida no AdWords e a página na qual o visitante chegou depois de clicar no anúncio, o Analytics pode não reconhecer os dados do AdWords.
Também os casos de campanha vinculada a conta de Analytics que tem mais anúncios que redirecionam para outros sites e congestionamento de rede geram um maior número de cliques em relação ao número de visitações.
Motivos para o aumento de visitas
Depois de uma clique o usuário pode salvar a página na barra de favoritos e seguir visitando em outras sessões o site sem gerar novos cliques e ampliando o número de visitações. Há também a discrepância entre o filtro de Adwords e Analytics para cliques, o segundo é menos rigoroso. Já o primeiro, em virtude da fatura é mais rigoroso com cliques inválidos.
Geralmente, a diferença entre cliques e visitas pode alcançar até 30%. Obviamente, um trabalho atento e apurado identifica as entrelinhas e números nem tão precisos.
IMPORTANTE: vincule as contas do Adwords e do Analytics do site que você está monitorando. Esse passo é básico para resolveres essa e outras questões:
É necessário ficar de olho nas diferenças trazidas pelas estatísticas dessas duas ferramentas e nas particularidades de cada uma delas!
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Felipe A Pereira
Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
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