Facebook penaliza conteúdos publicados com aplicativos de agendamento

Facebook penaliza conteúdos publicados com aplicativos de agendamento

Muitos profissionais de mídias sociais agendam a publicação de conteúdos através de aplicativos de terceiros, como HootSuite ou HubSpot Social Media Publisher. Seus dias de trabalho são gastos essencialmente monitorando e planejando estratégias de como otimizar as páginas, gerar leads e crescimento. Postar manualmente conteúdos diariamente tomaria muito tempo.

Mas com a nova Timeline lançada paras as Fanpages, este processo está severamente ameaçado. Depois de trocar para o novo design no instante que ela se tornou disponível, a HubSpot Social Media Team notou instantaneamente como seus “Curtir”, Comentários e Compartilhamentos  – em outras palavras, o engajamento em geral – despencou.

Foi então que algo mágico aconteceu. Notaram que qualquer coisa que fosse postado manualmente recebia mais atenção do que normalmente recebia antes da nova Timeline. Então a HubSpot decidiu fazer um teste de 2 semanas comparando os conteúdos publicados manualmente com aqueles publicados por aplicativos de agendamento.

Primeiramente foram publicados conteúdos na página do Facebook via HootSuite ou HupSpot Social Media Publishing. Uma hora depois da postagem publicada, foram documentados os números de “curtir” e cliques. E então deletada a postagem e repostada manualmente. Depois de uma hora os dados foram coletados. Isto foi feito 4 vezes por 2 semanas e depois comparados os dados.

OBS: Os resultados desse estudo não indicam que a nova Timeline foi a causa direta da diminuição de engajamento. Todavia o declínio ocorreu simultaneamente, aumentando o potencial dos dois estarem correlacionados.

 

1 – Facebook está prejudicando as curtidas dos conteúdos publicados por aplicativos de agendamento.

Especificamente foi constatado que os conteúdos publicados por aplicativos de agendamento sofreram 3x menos curtidas do que o conteúdo publicado manualmente via Facebook.

Facebook penaliza aplicativos de agendamento

 

2 – Facebook está prejudicando a Taxa de Cliques dos conteúdos publicados por aplicativos de agendamento.

Conteúdos publicados através de aplicativos de agendamento sofreram 2.5x menos cliques do que os publicados manualmente.

aplicativos de agendamento

O que está acontecendo?

O algoritmo do Facebook  que seleciona qual conteúdo é visível para os usuários é chamado de Edge Rank. Ele decide o que é mais importante no facebook para um usuário específico, usando o seguinte calculo:

1-Afinidade: O número de vezes que duas pessoas (ou uma pessoa e uma página) interagiram.

2-Peso: O número de vezes que os usuários interagiram (comentou, curtiu, compartilhou) o conteúdo em questão.

3- Recência: A hora em que o conteúdo foi publicado.

Em novembro do ano passado, o EdgeRank Checker resolveu investigar o rumor de que o Facebook penalizava aplicativos de terceiros. De acordo com o que foi concluído: “Quando um objeto é criado no Facebook, lhe é associado um peso. Nós acreditamos que o Facebook estrategicamente reduz o peso de objetos criados através de aplicativos de terceiros. A razão por trás desta estratégia seria para encorajar a criação de conteúdos dentro da plataforma do Facebook. Isto aumentaria o valor da plataforma bem como o crescimento de impressões de anúnicios.

Mas, em dezembro, o EdgeRank Checker anunciou que este problema fora resolvido. Mas parece que ele ressurgiu. A conclusão que o time da HubSpot chegou é de que mais uma vez o peso do conteúdo publicado por aplicativos de terceiros esta sendo diminuído antes mesmo de ele ter a chance de criar um “peso orgânico”.  Indiferente de esta ser uma intenção ou não do Facebook, ela está prejudicando muitos profissionais que dependem desses aplicativos.

A Timeline é boa para grandes empresas e ruim para as pequenas

De acordo com um estudo feito pela Mashable, a timeline do Facebook proporciona um aumento de 46% no engajamento.
O estudo mostrou resultados de 15 marcas como Toyota e Coca-Cola – ou seja, grandes marcas mesmo.
Como estas companhias conseguem tão elevado nível de crescimento enquanto os dados mostram que a timeline está prejudicando quem usa aplicativos de agendamento de conteúdo?

Simples, porque grandes marcas possuem grandes orçamentos. Eles podem contratar empregados que trabalhem exclusivamente focados em conteúdo para mídias sociais e em todos os turnos das 24 horas do dia, incluindo publicação manual em suas páginas. Analisando as páginas das marcas mencionadas no estudo, não há qualquer indício de que os conteúdos publicados por elas tenham sido feitos por aplicativos de agendamento.
Aplicativos de agendamento mostram que o conteúdo foi publicado por eles, “tageando” seu nome nas postagens, como na figura abaixo.

Facebook: aplicativos de agendamento

Sendo assim, o problema é para as marcas menores, que não possuem tempo nem recursos para contratar pessoas especializadas unicamente para a publicação de conteúdos e em períodos distintos das tradicionais horas de trabalho.

O estudo não mostra a diferença entre os conteúdos marcados em “destacar” e o “fixar no topo” – ambas novas funcionalidades da Timeline. Estas funcionalidades podem ajudar a aumentar a visibilidade da postagem.

 

E agora?

Infelizmente, para colher os frutos do Facebook com a Timeline, já obrigatória para todas as páginas, parece que os profissionais de marketing terão que atualizar manualmente as páginas todos os dias.

Até o Facebook abordar esta questão e consertar a parte do algorítimo que penaliza os aplicativos de agendamento, a própria plataforma da rede social é o único lugar que vai garantir que seu conteúdo ganhará a visibilidade que merece. Esperamos que a Equipe do Facebook sane isto logo, para que possamos usar nosso tempo de forma mais estratégica. Até lá, adeus agendamento de conteúdo.

 

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Fonte: HubSpot.com