Facebook recebe multa de R$ 4,5 milhões por uso indevido da privacidade de seus usuários

Facebook recebe multa de R$ 4,5 milhões por uso indevido da privacidade de seus usuários

Uma das principais fontes de lucro do Facebook é a publicidade direcionada; aquelas que conseguem atingir determinados grupos de pessoas levando em conta diversos fatores como: gênero, idade, hobbies e interesses em comum.

Na última semana, um órgão regulador de mídia espanhol (APD), aplicou uma multa na empresa de Mark Zuckerberg no valor de 1,2 milhão de Euros, afirmando que a política da empresa com relação aos dados pessoais de seus usuários não é clara, e que a plataforma utiliza-se de informações subliminares nos perfis para conseguir direcionar ainda melhor os anúncios posteriormente.

“Usuários escolhem quais informações eles querem adicionar aos seus perfis e compartilhar com outras pessoas”, disse a empresa. “Entretanto, nós não usamos essas informações do perfil para direcionar publicidade às pessoas”, afirmou a empresa, garantindo que vai recorrer da decisão.

Um caso muito semelhante ocorreu com a rede social na Bélgica no ano passado. Na ocasião, os advogados do Facebook recorreram da decisão e venceram, alegando que o data center da empresa tinha sede na Irlanda, e por esse motivo responderia, se fosse o caso, somente à justiça irlandesa.

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Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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