ICQ ou WhatsApp, qual o melhor? Quais as diferenças? -

ICQ ou WhatsApp, qual o melhor? Quais as diferenças?

.

ICQ ou WhatsApp, qual a melhor alternativa para ser seu serviço de trocas de mensagens instantâneas?

Os serviços de troca de mensagens instantâneas vêm sendo fundamentais na construção e na configuração da internet como conhecemos hoje e, recentemente, se tornaram objetos indispensáveis na comunicação móvel através de celulares.

Até então líder absoluto na troca de mensagens instantâneas via celular, o aplicativo WhatsApp recebe um concorrente de peso: o ICQ. Sim, uma continuação do nostálgico serviço de trocas de mensagens que pré-datou a era do MSN Messenger.

whatsapp-ou-icq-qual-melhor

As funcionalidades do WhatsApp como troca de vídeos, imagens e texto estão presentes no ICQ, que traz novas possibilidades em relação ao seu concorrente. É possível participar de bate-papos com temas específicos separados pela língua nativa dos usuários.

Outra alternativa interessante é a possibilidade de fazer videoconferências através do aplicativo, em funcionalidades semelhantes às encontradas no Skype e no Google Hangouts. Esse sistema de comunicação não existe no WhatsApp.

Já foi anunciado que o WhatsApp não estará disponível em uma plataforma online que permita sua utilização através de computadores, o que é possível com o ICQ, que traz mais um canal de contato entre seus usuários, onde você pode instalar no seu computador e ter suas conversas sincronizadas com o smartphone. Você pode usar a versão online, diretamente no site, ou então fazer o download do “velho” ICQ (nesse link) e instalar no seu computador pessoal. Além disso tudo, você pode mandar SMS para contatos que não tenham o ICQ instalado, aumentando o número de mensagens de graça.

Logo no começo de sua vida útil, o ICQ já se tornou o aplicativo mais baixado na loja virtual da Apple e se estima que o dobro de usuários já fez download da sua versão para o Android, aumentando a base de usuários do aplicativo.

Importantíssimo: utilizando o ICQ, em substituição ao WhatsApp, para a troca de mensagens instantâneas você também deixará de alimentar em grande escala a base de dados e informações pessoais em poder do Facebook, que foi reforçado pela aquisição de WhatsApp e Instagram e agora tem a possibilidade de cruzar as nossas informações e vender para grandes empresas anunciantes.

Na comparação entre os dois aplicativos as vantagens do ICQ ficam bastante nítidas. Naquilo que o WhatsApp oferece, o ICQ cumpre de forma muito responsável. Talvez a semelhança no compartilhamento de fotos e vídeos e a velocidade na troca de mensagens não instigue as pessoas a trocar um pelo outro, uma vez que são extremamente parecidos.

Porém, resta saber se o programa cairá no gosto das pessoas – e os usuários antigos e fiéis de ICQ podem fazer a diferença!

Será teremos uma grande quantidade de pessoas migrando de um aplicativo para o outro? Você já testou o novo ICQ?

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil.  Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =