Muito lento, aplicativo do Facebook para iPhone ganhará nova versão

Lento, aplicativo do Facebook para iPhone ganhará nova versão

Aplicativo do Facebook, rede social mais popular do mundo, tem péssima nota avaliativa na AppStore.

Segundo engenheiros citados pelo New York Times, um novo aplicativo do Facebook para iPhone será lançado muito em breve e promete corrigir pelo menos um dos principais problemas reportados pelos usuários, a lentidão.

São diversas as reclamações dos usuários, dentre as quais podemos destacar a falta da opção de compartilhamento de postagens, marcação de pessoas e demora no carregamento das ações.

A explicação dos desenvolvedores para a lentidão é que a tecnologia de programação utilizada é baseada em HTML5, o que significa que cada acesso novo que o usuário faz no telefone é uma nova página a ser baixada e carregada. O novo aplicativo não mudará praticamente em nada a questão visual, porém o tornará mais rápido. O Facebook não se pronunciou sobre essa questão.

Aplicativos para dispositivos móveis: Facebook vs. Google+

Aqui deixo uma opinião bastante pessoal: o Facebook está atrás – e muito – do Google+ em termos de experiência de usuário, e não me refiro nem à versão web. Nós, enquanto empresa de internet e tecnologia, precisamos conhecer, analisar e avaliar tudo que surge no  meio digital e temos acompanhado o Google+ desde seu nascimento.

Lentidão do aplicativo do Facebook para iPhone irrita usuários
Não foi muito difícil eu capturar um print da tela do iPhone para demonstrar sua lentidão.

Depois de publicada notícia sobre o usuário do Google+ ser mais satisfeito que o do Facebook, me impressiona a diferença na experiência quando se utiliza os aplicativos de Google+ e Facebook. Aparentemente mais moderno, as vantagens do Google+ não são apenas visuais: opções de compartilhamento, a marcação com o +1, o carregamento, o efeito de novas postagens… realmente um belo aplicativo, que vai agradar, com certeza, cada vez mais pessoas e fará com que a rede social da gigante das buscas ganhe mais forças ainda. Já o do Facebook é isso aí… usuários insatisfeitos e um aplicativo totalmente lerdo e com problemas de carregamento. Conversando com amigos, colegas e familiares, percebi uma opinião bastante comum: a desistência, muitas vezes, em postar ou comentar postagens de amigos justamente pela lentidão.

Você utiliza algum desses aplicativos no seu celular? Conte-nos a sua experiência! 🙂

Por Felipe Pereira
.
Administrador de Empresas e Fundador da Intermidia Brasil.
>
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 16 =