Linha do tempo do Facebook, Google e a Bolha de Filtros -

Linha do tempo do Facebook, Google e a Bolha de Filtros

A linha do tempo do facebook não é mais novidade para ninguém, a grande maioria ja está utilizando, ou porque habilitou por conta própria ou recebeu a atualização automaticamente. E se você foi uma das pessoas que optou por habilita-lá por conta própria, por pura curiosidade, talvez esteja se arrependendo tanto quanto eu.

Juro que se soubesse a grande porcaria, pesada, confusa e cheia de “bugs” que seria, eu NUNCA teria habilitado. Em todo lado só ouço reclamações.
Zuckerberg meu amigo, é bom que tenhas bons planos para esta atualização que nos foi empurrada goela abaixo, senão…

Na verdade ele tem bons planos, mas para ele!
Esta atualização nada mais é do que um incentivo para que você compartilhe mais conteúdo em seu perfil, digo, na sua linha do tempo, e com isso aumentar a interatividade dos usuários, e destes com a rede social. E aumento de interetividade se resume a aumento do tempo que você fica com seu Facebook aberto e consequentemente aumenta o tempo que você fica exposto a anúncios.

“Ah! Vai ser assim então? To indo para o Google+

O Google e suas práticas cada vez mais monopolistas nos seus resultados de buscas? Vai pra lá então. (Já falei sobre isto: leia aqui)

Não se trata mais de importar-se com o que é bom para o internauta (e algum dia importou?) e sim o quanto saber sobre ele para empurrar-lhes os produtos de seus anunciantes. Sério gente, o Google sabe mais sobre nós do que nossas próprias mães!

Semana passada fez muito calor aqui em “Forno” Alegre, então e cogitei comprar um Ar Condicionado Split, fiz uma busca, olhei 3 sites e desisti, não achei sensato gastar uma grana por causa de 2 dias de calor (sim, eu sou pão duro!). Enfim, encerrada a busca fui ler algumas noticías e visitar alguns sites como de costume. Foi então que comecei a atentar para os anúncios nos sites que eu estava visitando, e adivinhem o que vi?
Exatamente, uma enxurrada de ofertas de Splits, oriundos da minha pesquisa anterior e mostrados na rede de display do Google.

Os Crawlers do Google.

Alguns podem pensar que é coincidência. Sim, seria coincidência uma vez, mas não 4 vezes!!!
Sim, de 8 sites que visitei, 4 deles me mostravam ofertas de Ar Condicionado Split nos seus anúncios. Nos rodapés dos vídeos ou nos banners em flash, onde quer que eu clicasse e houvesse espaço para publicidade, eu via ofertas de Split. Todos eles foram direcionados a mim exclusivamente, graças a minha maldita busca.
Me senti numa feira onde os feirantes tentam lhe empurrar toda sorte de mercadorias na base do grito, e todos ao mesmo tempo!
Um corredor polonês de ofertas de Split.

Ok, isso é ótimo para os negócios, para quem está anunciando é uma maravilha o que os mecanismos de busca fazem para empurrar oferecer os produtos ou serviços da sua empresa.

Mas vou desta vez puxar para o lado do internauta que não esta buscando comprar e sim se entreter ou buscar informação.

O que quero que reflitam é o seguinte: se para um resultado de busca por um produto ele me fez isso, o que acontece quando eu busco por um determinado assunto de meu interesse? O que acontece na minha busca por conhecimento? Por informação? Vou ficar preso a “bolha de filtros” das minha próprias preferencias e nunca saberei o que há além?

A resposta para essa pergunta é: SIM!

O Google, alias, não só o Google, o Yahoo, Facebook e todo mecanismo em que você possa fazer uma busca, vai lhe mostrar unicamente o que eles ACHAM que você quer ver, e não aquilo que você TEM que ver!!

Bolha de filtros de Eli Pariser

Nas palavras de Eric Schmidt, ex-CEO do Google: “Será muito dificil fazer com que as pessoas vejam ou adquiram algo que não foi de alguma forma feito para elas.”

“Ah, Felipe, mas isso é bom!”

Não, não é! Sabe por que? Por que você não decide o que é bom pra você, as preferências da sua bolha de filtros não são escolhidas por você, e sim presumidas pelos seus atos, suas buscas, seu comportamento na internet.

A pior parte é que você nunca saberá o que está do lado de fora desta bolha…
.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!