5 passos para vencer a maratona do Marketing de Conteúdo -

5 passos para vencer a maratona do Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é uma maratona. Você começa animado e cheio de energia, escrevendo muito e muito rápido, deixando para trás os competidores menos velozes. Aí você chega ao quilômetro 20 e suas pernas começam a pesar. Você fica sem ideias e encara aquela tela vazia sem ter respostas, deixando de lado o otimismo. Esse artigo vai dar a você cinco dicas para vencer a maratona do conteúdo!

1 – Condicionamento: Ninguém corre 42 km de primeira, tudo tem seus passos iniciais. Assim como ninguém começa a escrever um artigo de blog por dia: primeiro, tem que saber escrever palavra por palavra, até construir um texto.

Aprenda que escrever e trabalhar em um texto para um blog não é preparar um artigo acadêmico. Mesmo assim, é uma busca por um projeto criativo. Saber escrever bem e com rapidez aumenta seu retorno no tempo investido para a produção de conteúdo e o torna mais valioso para o seu negócio.

Participe de um curso de escrita criativa e aprimore as virtudes de seu texto. Entre em um curso online de digitação e aprenda a digitar mais rápido e com mais precisão. Descubra onde você escreve melhor, qual o seu ambiente ideal, se é sem barulho, se é com fones de ouvido… experimente diversas formas de criar conteúdo até achar a que mais lhe agrada.

Aprenda sobre seu assunto: você precisa ser uma autoridade naquilo que escreve. Uma fonte de informação a qual os leitores procurarão para análises corretas e insights inovadores no seu assunto.

Mas, antes você precisa realmente entender sobre aquilo que você está falando. Se você ainda não é um expert no seu assunto, isso quer dizer que você tem que ler antes de escrever, absorver conteúdo antes de espalhá-lo.

Leia ebooks, pesquise e se informe em blogs especialistas em sua área de atuação. Mantenha-se atualizado com aquilo que o mercado diz sobre seu campo de atuação. Siga essa rotina com constância para ser uma voz forte de opinião a respeito de um assunto.

2 – Aquecimento: todo mundo já teve a sensação de correr atrás do ônibus ou de uma criança e parar no meio do caminho por que aquele músculo esquecido resolveu dar sinais de preocupação na hora de uma pequena corrida. Portanto, prepare-se para a maratona. Se alongar e se aquecer é parte vital da caminhada.

Estabeleça um calendário de conteúdo. Saber sobre o que você vai escrever é um grande facilitador na hora de produzir. Ter conhecimento de que na quarta-feira você vai escrever sobre os novos algoritmos do Facebook que saíram na semana passada ajudam a estabelecer um calendário criativo.

Ter estabelecido quando e sobre o que você vai escrever tira aquele sentimento de pânico na hora de produzir mais conteúdo, que ocorre quando você não está corretamente preparado. Prazos são ótimos. Por vezes, eles inundam nossas cabeças. Porém, o estabelecimento de um objetivo traz uma maior capacidade de concretude em suas ações. Cumprir prazos é motivo de regozijo e orgulho. A outra coisa incrível sobre calendário de conteúdo é que se você tem um dia especial de produção, fazendo mais textos e desenvolvendo mais ações, você ganha um tempo de respiro e se adianta ao tempo.

Enriqueça seus artigos. Antes de focar na massa do conteúdo, dê uma estrutura ao seu texto, procure por dados, infográficos, imagens e links para aumentar a qualidade da base daquilo que você está preparando.

Faça bem sua pesquisa, seus textos devem vender uma ideia que seja suportada por dados factíveis, que sirvam para convencer seus leitores do seu ponto de vista. Para isso, tenha cuidado com as referências que você usa de guia para a construção do seu arcabouço de dados.

3 – Comece devagar: uma corrida longa exige saber poupar suas energias. De nada adianta sair correndo desesperado nos primeiros metros e não ter o fôlego para superar a sua meta, que é terminar a maratona.

Saiba determinar aquilo que interessa a seus leitores. Não comece a escrever apenas sobre aquilo que você gosta. Procure descobrir o que realmente fascina seu público-alvo leitor. Pergunte para eles. Faça testes. Veja qual é o conteúdo mais relevante antes de publicar.

Você consegue escrever um artigo em menos de duas horas. Qual é o retorno em engajamento que este tempo te dará? Vale a pena passar longas horas debruçado sobre um assunto pesado que pode não te render tanto quanto alguns outros microtextos, com menos tempo para realização deles? Você tem uma rede de contatos que vai ajudar a espalhar seu conteúdo, não seria melhor devotar um certo tempo para construir esses relacionamentos?

4 – Mantenha o ritmo: não gaste todos os seus cartuchos de uma vez. Utilize sabiamente seu conteúdo e suas energias. Reaproveite seu conteúdo. Aquele texto que você fez semana passada, pode virar o áudio do seu podcast dessa semana. O mesmo texto por ser resumido em um vídeo de 1 minuto e meio… e por aí vai. Um momento de criação pode gerar uma série de produtos de conteúdo.

5 – Fique firme até o fim: chega aquele momento em que nossas pernas não obedecem nosso cérebro, em que as coisas entram em um processo de estagnação. É nesse momento em que você tem de se esforçar mais para concluir suas tarefas.

Seu calendário de conteúdo vai ajudá-lo a não se desmobilizar no momento da criação. Escrever o conteúdo mais de um dia antes de ser publicado tirará parte da pressão em criar. Saber qual é o tema que você vai reutilizar aumenta seu processo de produção. Você pode partir de um conteúdo já existente, criticando ou pontuando outros artigos. Dar seus insights sobre o assunto pode ser uma boa maneira de achar mais material para você.

Contribuições de terceiros trarão para o seu blog uma visão nova. A colaboração de outra pessoa pode ser exatamente a reoxigenada necessária para seu blog, trazendo uma nova perspectiva e cativando seus leitores com uma opinião diferente.

Mente acima da matéria. Talvez você não tenha uma grande audiência, o seu retorno sobre o conteúdo escrito pode não ser o suficiente, mas não desista. Lembre-se de que a caminhada no marketing de conteúdo é longa e que a perseverança é necessária. Seu começo pode não ser empolgante. Porém, com o tempo, você constrói uma reputação e passa a ter retorno positivo de sua produção.

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Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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