Facebook: o que postar na fanpage? -

Facebook: o que postar na fanpage?

.

E então, o que postar na minha fanpage?

Dicas de tipos de conteúdo a serem explorados no Facebook da sua empresa

Pode ser uma dúvida comum no momento de criar uma fanpage no Facebook. Afinal, qual será o conteúdo a ser postado na página? Isso deve ser bem pensado e, para isso, existe um calendário editorial, que será a maneira de organizar os assuntos que serão tratados na sua página.

O ideal é que esse conteúdo a ser disponibilizado seja compatível com a imagem que a empresa quer passar para o seu público-alvo. Portanto, respeitando os valores e demais guias corporativos da marca a ser explorada na mídia social.

Agora, como se faz para equalizar um conteúdo adequado com um conteúdo atraente para o público? Essa sintonia fina deve ser feita aos poucos, para que a repercussão de suas postagens seja positiva e alcance o maior número de pessoas, dentro do seu nicho, possível.

O que postar no Facebook?

Lembrando que a média da taxa de visualização é de cerca de 10% do seu número de fãs, sendo essa base mínima de onde partirão suas postagens, podendo evoluir dependendo do grau de relevância do conteúdo postado.

Apostar em conteúdo criativo é uma necessária diretriz para o sucesso. Quanto mais originais forem suas postagens, maior será a possibilidade de retorno sobre as mesmas. Causando efeito positivo para sua marca.

O conteúdo não necessariamente precisa ser original, pode ser aproveitado material de referência desde que venha de fontes qualificadas que estimulem positivamente a impressão sobre sua empresa ou produto destino da fanpage.

Apostar em conteúdo cômico é uma via de mão dupla que pode tanto ser positiva, quanto negativa. O ideal é afastar-se de polêmicas e usar com sabedoria as oportunidades para introduzir o humor em seus posts, deixando para o momento exato, sem precipitações.

Sempre relevante é a utilização de dicas dentro do seu ramo de atuação, isso irá estabelecer um laço de memória positiva em relação a sua marca por parte do público consumidor, como sendo uma fonte de assuntos importantes e que ajudam no dia-a-dia.

Porém, atenção: não resuma seu conteúdo apenas a produtos.

Claro, algumas postagens devem ter cunho comercial. Mas a dica é: não sobrecarregue seu público com postagens comerciais. O recomendado é que esse tipo de postagem não ultrapasse um quarto do total de conteúdo postado em sua página, sob risco de tornar-se ostensivo e repulsivo a futuros clientes. Em outras palavras, para não tornar-se chato perante o público consumidor, não faça isso.

Em suma, estabeleça lá no início da criação da página, qual a agenda de assuntos que deverá ser seguida para a realização das postagens. Ela também pode ser modificada quando necessário. Porém, mantenha-se coerente com a linha anteriormente ditada. Os conteúdos postados refletem sua empresa, portanto tenha cuidado para não expor opiniões que não sejam adequadas com o pensamento e que não estejam de acordo com a estratégia de comunicação da empresa.
.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. 
Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

.

WhatsApp chat