Tráfego Pago no Marketing Digital | IBr Marketing Digital -

Tráfego Pago no Marketing Digital | IBr Marketing Digital

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Tráfego Pago Marketing Digital

O que é tráfego no Marketing Digital?

Antes de falarmos sobre o tráfego pago, vamos passar por uma breve definição de o que é tráfego no marketing digital. No marketing digital e no ambiente da internet, tráfego são os usuários que acessam e navegam pelas páginas dentro dos sites. Para gerar novos leads precisamos, antes, gerar o tráfego dentro do nosso site. Quanto mais usuários navegarem pelas nossas páginas, maiores são as chances de recebermos mais pedidos de orçamentos, por exemplo. O tráfego do nosso site possui diversas origens, tendo como as principais o Google, as mídias sociais, o email, as referências e o tráfego direto. Em outro conteúdo, detalharemos cada uma delas. No post de hoje, focaremos um pouco no tráfego pago.

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é aquele fluxo de usuários que geramos em nosso site por meio de anúncios patrocinados na internet. Os mais comuns e de melhores resultados são os anúncios feitos no Google e nas mídias sociais, como Facebook e Instagram. Nesses canais existem, tanto no Google quanto no Facebook, os programas de anúncios onde utilizamos gerenciadores para criar, publicar, editar e mensurar resultados de anúncios patrocinados. Os anúncios são exibidos para o público-alvo que definiremos no momento de criar cada uma dessas campanhas. No Google, configuramos em quais pesquisas feitas queremos expor nossos links. No Facebook e Instagram, definimos o público de exibição dos anúncios de acordo com as características demográficas e de comportamento dos usuários.

Qual valor do tráfego pago?

Todo e qualquer sistema de anúncios para geração de tráfego pago possui seu sistema próprio de cobrança e investimentos. Porém, na maioria deles, o investimento é definido pelo próprio anunciante. O Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo, fazem as cobranças por meio de orçamento diário. Após definir seu investimento mensal em anúncios basta preencher, na plataforma, qual será seu orçamento diário. O investimento pode variar de acordo com a sua verba de marketing de mês a mês. Antes de definir quanto investir nas plataformas, você precisa ter a informação atualizada sobre a quantidade de tráfego que existe atualmente em seu site. Para um site novo, recém publicado, um pequeno investimento diário (por exemplo, R$20) já dará início nas movimentações de usuários em suas páginas. Por outro lado, em um site já consolidado e com bastante popularidade, um investimento baixo dificilmente trará resultados perceptíveis.

O que é tráfego pago no Instagram?

Uma das principais origens de tráfego pago é o sistema de anúncios do Instagram, configurado e ajustado no Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads. No gerenciador, vamos criar as campanhas, os conjuntos de anúncios e os próprios anúncios. No nível de conjunto de anúncios, vamos determinar e informar ao Facebook qual é o público que queremos mostrar os anúncios. Neste ponto vamos escolher, dentre 3 tipos de públicos, um deles: público salvo, público personalizado e público semelhante. Após definidas verbas e datas de início e término de campanha, o anúncio começará a ser exibido para o público escolhido. Os anúncios do Facebook e Instagram Ads não permanecem visíveis para o público geral na sua página, eles apenas “transitam” entre um usuário e outro dentro da mídia social. Diferentemente dos demais conteúdos, a vantagem do anúncio para tráfego pago é a possibilidade de inserir chamadas para ação (call to action) e links para páginas de destino.

Qual o melhor tráfego pago?

A origem de tráfego pago com maiores taxas de conversão estão no sistema de anúncios do Google, o Google Ads. Naturalmente, há diversas origens de tráfego pago que geram resultados positivos. Porém, aquele tráfego gerado pelo Google possui potenciais muito maiores de gerar novos leads e conversões no site. Isso se deve ao fato de que os usuários, quando pesquisam o que querem no Google, já estão em um estágio muito mais avançado no processo de decisão de compra do que aquele que navega por mídias sociais para consumir conteúdos de páginas, amigos e familiares. Preparando um anúncio atraente e uma boa página de destino (onde o usuário chega após clicar no anúncio), as chances de converter em um novo lead ou uma nova venda aumentam consideravelmente.

Quais as vantagens do tráfego pago?

Antigamente, até meados de 2015, com uma quantidade muito menor de páginas e empresas presentes nas mídias sociais, um conteúdo minimamente tratado e preparado gerava grandes números de tráfego no site. Da mesma forma, posicionar um site nos resultados das pesquisas do Google também não era um grande desafio, por ali também tínhamos números muito menores de sites com interesse em aparecer nos resultados. Com o passar dos anos, presenciamos o aumento acelerado na quantidade de usuários nas mídias sociais e empresas querendo aparecer no Google, o que gerou uma grande demanda de concorrência nestes espaços. Como principais alternativas, surgiram as plataformas de anúncios e suas principais vantagens estão em três pontos: a possibilidade de escolher e personalizar para qual público e quando vamos mostrar os anúncios, definir nossa própria verba de investimento e, não menos importante, a possibilidade de gerar retorno no curto prazo.

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@FelipeAPereira

Administrador de Empresas especialista em Marketing | Founder & CEO da Agência Ibr.
Autor do livro “Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios”
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