Nós todos já ouvimos aquelas recomendações básicas sobre a utilização do Twitter para negócios: usar hashtags, falar com seus seguidores etc. Vamos passar para dicas mais estratégicas sobre como funciona o microblog para ter um maior retorno para seu produto ou serviço.
Varie a localização dos links em seus tweets. Geralmente, as pessoas usam os links no final dos tweets, por entenderem que compõe esteticamente melhor a postagem. Porém, já foi comprovado que a zona quente dos tweets é no seu início. Portanto, se o link é o seu foco, coloque ele no começo da postagem.
Seja multimídia no Twitter. Explore as possibilidades da ferramenta. Agora, além de imagens e vídeos, também é possível postar gif’s. Essa pode ser uma ótima forma de descontrair em sua página e alcançar novos seguidores. A repetição de um mesmo modelo de postagem torna-se monótona para quem acompanha e isso pode te fazer perder seguidores.
Use o reply com cuidado. Você pode não saber disso mas, ao começar uma postagem com uma @ e o perfil de uma pessoa, essa mensagem só será vista por ela e por seguidores comuns entre você e essa pessoa. Então, sempre comece com uma saudação, dessa forma sua mensagem ficará exposta para todos seus seguidores, aumentando seu público.
Saiba usar seus seguidores. Identifique, entre aqueles que te seguem, quem são os que mais dão retweets. Estes, provavelmente, tem maior capacidade de serem influenciadores dentro de seu grupo. Tente trabalhar com eles, interaja ou mande uma mensagem direta sugerindo uma interação. Isso pode te conseguir vários novos followers.
Utilize mais as listas do Twitter. Essa funcionalidade é bastante útil para monitorar o comportamento das pessoas no microblog e irá te informar quais são as pessoas com quem você deve interagir, por possuir uma maior possibilidade de sucesso nessa interatividade. Outra sugestão é criar listas de determinados assuntos. Nessa situação, você terá a possibilidade de interagir com pessoas de determinado segmento de uma forma mais precisa.
Crie recompensas para seus seguidores. Utilize a seguinte fórmula: peça para que deem RT no seu tweet e mencionem um amigo no retweet. Recompense as duas pessoas, seja através de um conteúdo diferenciado ou um prêmio. Isso irá aumentar sua audiência.
Siga seus competidores. Por que você não vai querer saber o que seus concorrentes fazem? Vocês podem inclusive interagir de alguma forma. Isso já aconteceu algumas vezes e rendeu bons frutos casos dos bancos Bradesco e Santander. Esteja atento ao que os outros fazem.
Aprenda a utilizar o campo de pesquisas avançadas no Twitter. Você pode otimizar suas buscas por localização geográfica. Isso serve em especial para negócios que tenham um limite de abrangência em suas vendas. Aproveite e salve a pesquisa para poupar trabalho. Assim, você sempre saberá o que está acontecendo perto de seu negócio e o que falam sobre seu produto nas proximidades da sua localidade. Isso traz melhorias para seu conhecimento de mercado e pode te trazer novos leads e contatos comerciais com os quais você pode interagir, que é o grande objetivo de um negócio.
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Felipe A Pereira
Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
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