Acidentalmente, cientistas descobrem uma bateria que pode durar infinitamente -

Acidentalmente, cientistas descobrem uma bateria que pode durar infinitamente

Acidentalmente, cientistas descobrem uma bateria que pode durar infinitamente

O surgimento dos smartphones foi um divisor de águas, no sentido de facilitar a vida das pessoas com todas as praticidades que os modernos aparelhos passaram a nos possibilitar.

Contudo, um problema encontrado na maioria desses aparelhos: a duração da bateria.

Já se foi o tempo em que carregávamos nosso celular e sua bateria durava dias, a ponto de esquecermos de recarrega-la.

Todo proprietário de um smartphone já sabe que, ao chegar em casa deverá colocar seu aparelho para carregar a bateria, ou irá ficar na mão.

A boa nova com relação às baterias é que, acidentalmente, cientistas da Universidade da Califórnia descobriram uma nova forma de produzi-las, de forma que elas durem quase que eternamente.

Os pesquisadores substituíram o lítio usado na fabricação das baterias por uma mistura de nanotubos de ouro banhados em gel eletrolítico.

Essa experiência já havia sido testada anteriormente, mas o resultado não era satisfatório porque os nanotubos de lítio se corroiam após milhares de ciclos de carregamento.

A forma encontrada acidentalmente pelos cientistas, foi revestindo o ouro, que até então corroía, com uma camada de dióxido de manganês, e colocando um gel eletrolítico no lugar do lítio.

Após este processo, percebeu-se que a corrosão tinha sido estancada, solucionando o principal problema, que até então não se obtinha soluções.

Durante 3 meses de testes e milhares de recargas, a bateria estava praticamente intacta, com somente 5% de alteração na sua composição.

O problema que poderia, de fato, inviabilizar o avanço da descoberta, é o alto custo da produção com o ouro, todavia, os cientistas já buscam alternativas no níquel, um metal mais em conta, e que facilitaria os custos dos fabricantes que aderissem a esta nova e surpreendente tecnologia.

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados