Alemães criam semáforo no chão prezando pela segurança de pedestres que caminham usando smartphones -

Alemães criam semáforo no chão prezando pela segurança de pedestres que caminham usando smartphones

Alemães criam semáforo no chão prezando pela segurança de pedestres que caminham usando smartphones

Que o uso de smartphones transformou a rotina das pessoas, oferecendo inúmeras facilidades, disso ninguém há de descordar. Entretanto, aparelhos eletrônicos têm o poder de tirar a nossa atenção com relação ao que está acontecendo a nossa volta, e isto pode ser muito perigoso.

Antes mesmo da revolução dos smartphones, já era assustador os números de acidentes de trânsito relacionados a pedestres que usavam fones de ouvido.

Segundo a revista americana Injury Prevention, especializada no assunto,  de seis anos pra cá os acidentes com pedestres com fone de ouvido triplicaram. Pensando na resolução deste problema, ou pelo menos na diminuição do mesmo,  o município alemão de Augsburgo teve a brilhante ideia de colocar semáforos adicionais nas principais ruas da cidade, onde existe uma maior concentração de jovens que constituem a maior fatia dos pedestres que utilizam fones de ouvidos nas ruas.

Contudo, o grande ponto inovador da iniciativa é que estes semáforos são localizados no chão, com duas fileiras de luzes de led, nos dois lados da via, sinalizando com luzes vermelhas alertando o pedestre a parar.

A DEKRA, consultoria alemã especializada em segurança no trânsito, realizou uma pesquisa entrevistando 14 mil pessoas em diversas capitais europeias e constatou que 17% das pessoas utilizam smartphones enquanto caminham nas ruas. Atualmente, outros países também buscam alternativas contra o problema.

Nos EUA, estão sendo testados ônibus sonoros que avisam sua proximidade ao pedestre e, em outras cidades, já existe multa pra quem for pego atravessando uma via digitando no celular!!!

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

WhatsApp chat