Google Adwords: atualização nas campanhas avançadas - parte I -

Google Adwords: atualização nas campanhas avançadas – parte I

Google lança grande atualização nas campanhas avançadas no Google Adwords

Gigante explica que o foco agora é usuário nas suas conexões o tempo todo e em qualquer lugar

Já sabemos que o foco e a grande preocupação do Google é na experiência do usuário. Como consequência, foca seus produtos nas pessoas e usuários e se as pessoas veem benefícios e qualidade nos resultados do Google, isso é benéfico para as empresas anunciantes também.

O comportamento das pessoas está mudando. Cada vez mais conectado, o chamado consumidor agora está sendo conhecido por usuário multi-telas.

Conexões no desktop, na rua pelo smartphone para tirar duvidas durante conversas ou para buscar informações sobre produtos ou estabelecimentos próximos, no tablet enquanto toma um refrigerante… esses momentos estão se tornando cada vez mais comuns no dia-a-dia de uma quantidade cada vez maior de pessoas.

Google Adwords anuncia novas funcionalidades

O usuário esta constantemente conectado nesse mundo multi-telas. Horários de funcionamento de lojas, previsão do tempo… São buscas feitas em qualquer lugar e a qualquer momento. Essas buscas são feitas através de dispositivos. Dispositivos esses que mudam muitas vezes sem nós nem mesmo percebermos. Do smartphone vamos ao desktop, e dele para o tablet, tudo isso dependendo da atividade e do que estivermos fazendo.

As pessoas querem relevância o tempo todo e a todo momento. Uma mesma palavra é pesquisada no mesmo momento em vários lugares, horas e dispositivos diferentes. Isso acontece todos os dias. E esse comportamento mudou a forma de consumir e acessar a internet.

A busca nos conecta a uma intenção, a algo em mente, a alguma informação para ação futura. A busca demonstra que o usuário possui vontades sobre a palavra buscada.

Agora, o comportamento constantemente conectado nos mostra um contexto: onde identificamos dispositivo, localização e hora do dia. O resultado da busca está, sem dúvida, muito mais poderoso. Pode-se agora atingir de forma muito mais precisa o usuário, em função dessas informações disponíveis.

Temos agora a oportunidade de tornar um anúncio muito mais relevante para trabalhar e no momento em que mais importa para o usuário.

Relevância

Diferente do que a grande maioria pensa, relevância não é tamanho único.

O usuário em casa precisa do mesmo produto que aquele que está na rua. Porém, determinado anúncio pode ser relevante para uns e não para outros. A intenção é a mesma, a palavra-chave buscada é a mesma, mas os contextos totalmente diferentes.

O objetivo a partir dessa grande atualização é mostrar anúncios relevantes: no usuário da rua, utilizar extensões de local, pois ele está na rua, no celular. Já para o usuário em casa, um “seu pedido online em 15 minutos na sua casa!” teria maior relevância e poder de conversão.

Os dispositivos simulam e configuram o contexto: tablets, mobile e desktop. Quando se utiliza cada um deles? O segredo é identificar esse comportamento e aplicar as adaptações e alterações nas suas campanhas.

Anúncios dentro de uma mesma campanha agora poderão ser escolhidos para serem mostrados em um dispositivo específico, em determinado horário e em determinado dia. Mas lembre-se: estude bem seu público-alvo, pois o usuário segue caminhos complexos! A busca que começa no celular pode converter lá no desktop!

O que o Google quer com o aprimoramento das campanhas avançadas?

O objetivo é alcançar o usuário nos momentos que importam, em todo e qualquer dispositivo, propondo anúncios inteligentes e relevantes em relação ao contexto e intenção do usuário.

Explore ao máximo a programação de ajustes de lance por horário, local e dispositivo no Google Adwords. Dentro de uma campanha, utilize o click to call com ajuste de horário agora com uma facilidade muito maior. O Google diz que agora mensagens personalizadas para celulares, extensões programadas, lances inteligentes e sitelinks estão consideravelmente melhorados. E isso se refere a ajuste de títulos,  descrição,  url e sitelinks… diferenciados e específicos para celulares.

As extensões de anúncio, sitelink, click to call, click to download.. Tudo isso realmente está parecendo mais inteligente e mais fácil de usar, podendo ser programadas. Se sua promoção tem data e hora específicas, basta utilizar a programação agora.

Importante: esses sitelinks terão relatórios e gerenciamentos individuais, em nível campanha e grupo de anúncios.

Em breve: segundo o Google, o monitoramento das conversões estará disponível para ações de downloads de livros e músicas, para compras em lojas físicas e para usuários que converterem utilizando mais de um dispositivo.

A mudança ainda nao contempla orçamento diário para cada dispositivo, pois, segundo o próprio Google, o foco nessa mudança do Google Adwords é buscar o momento que importa tanto para anunciantes quanto para usuários.

Você já está utilizando, já testou essas novas funcionalidades? Conte para nós e se precisar de alguma consulta, contate a gente! 🙂

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Por Felipe Pereira
Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
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