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Mudanças nas regras do e-commerce no Brasil

Mudanças nas regras do e-commerce no Brasil exige adaptação de lojas virtuais

Desde o dia 14 de maio passaram a valer as novas regras para o e-commerce no Brasil. As novidades pretendem trazer maior clareza ao consumidor, que reclama da falta de informação sobre fornecedores, produtos e sobre as condições de pagamento, entre outras queixas.

Para os empreendedores do comércio eletrônico é necessária a adequação de seus sites e dos procedimentos de atendimento ao consumidor. Em caso de descumprimento das normas, poderá sofrer com multas e, até mesmo, com a interdição total do estabelecimento virtual.

e commerce

A maior parte das novas exigências já era atendida pelos sites. Os comerciantes devem ter maior atenção às novas maneiras de atendimento ao consumidor. Em especial aos prazos de resposta às solicitações dos clientes.

Questões importantes em termos logísticos não foram consideradas pela nova lei, caso da devolução de produtos digitais como downloads, se houver o exercício do direito de arrependimento.

Confira as principais mudanças:

Todas as páginas de sites de e-commerce deverão exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável pelas atividades comerciais da loja.

Também deve constar o endereço físico e eletrônico da loja. Esses endereços deverão estar aptos a dar respostas e informações para qualquer pessoa, empresa ou ente oficial.

As ofertas devem apresentar uma descrição com as características do produto, citando possíveis alertas de saúde e segurança. Além disso, apontar a disponibilidade dos itens e se há qualquer tipo de restrição aplicada ao consumidor.

O preço tem de englobar qualquer despesa adicional com entrega ou com juros e seguros que venham a interferir no valor final.

É obrigação informar todas as modalidades de pagamento, qual o prazo para utilizar o serviço ou entregar o produto.

Os sites de compras coletivas são obrigados a indicar a quantidade mínima de consumidores para efetivação do contrato, bem como os prazos de utilização da oferta pelo consumidor e identificação completa do fornecedor responsável pela efetivação do que foi contratado.

Também se tornou obrigatória a apresentação do sumário do contrato antes da contratação, bem como fornecer ferramentas eficazes ao consumidor para identificação e correção imediata de erros ocorridos nas etapas anteriores à finalização da contratação.

É dever, também, confirmar imediatamente o recebimento da aceitação da oferta, deixando disponível o contrato ao consumidor em meio que permita sua conservação e reprodução, imediatamente, após a contratação.

Outra obrigatoriedade é manter o serviço adequado e eficaz em atendimento em meio eletrônico, que possibilite ao consumidor a resolução de demandas referentes à informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento do contrato e confirmar imediatamente o recebimento das demandas do consumidor, pelo mesmo meio empregado pelo cliente.

É indispensável, também, a utilização de mecanismos de segurança eficazes para pagamento e para tratamento de dados do consumidor.

 

Avanços da Publicidade Online

Publicidade Online exige monitoramento e atenção constantes

A publicidade online avança em progressão geométrica. Mas nem todos percebem a diversidade de possibilidades existentes no marketing digital. Apostam, ainda, nas formas mais tradicionais da publicidade na internet, casos de banners e pop-ups em portais com grandes acessos.

Mesmo nas redes sociais, algumas marcas ainda estão apegadas ao marketing tradicional dentro da rede de computadores. E, mesmo que estejamos em um mercado aquecido, os que apostarem em maneiras mais ousadas de comunicação – adequadas com a realidade da web – terão retorno maior em suas campanhas.
O posicionamento de uma marca na web é fundamental para seu sucesso, e levando-se em consideração o público majoritário da internet, o ideal é uma linguagem que fuja do comum, surpreenda e conquiste pela inovação.

Quando agir?

As retrações e/ou estagnações neste mercado devem acontecer justamente para aqueles que não corresponderem à altura ao estilo de publicidade exigido pelo mercado consumidor online.
Para impedir isso é necessária a atenção, dia e noite, ao comportamento dos clientes. Em especial ficar atento com os comportamentos nas redes sociais, que no Brasil tem uma força superior em relação aos demais países.
O termômetro nas interações em redes sociais indicam, com precisão, o rumo no relacionamento dos brasileiros no mundo virtual com as marcas, as quais, querendo ou não, estão presentes nessa esfera e precisam, cada vez mais, de atenção na gestão desse tipo de publicidade para que os resultados sejam obtidos com ações precisas e nos momentos apropriados em cada um dos segmentos onde há investimento.

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Por Felipe Pereira.
Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.>
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Hashtag no Facebook é só o começo!

As hashtags já estão em uso, em escala mundial, no Facebook. Primeiro a novidade foi testada na casa da rede social, os Estados Unidos e, com a aceitação demonstrada, as #’s agora estão disponíveis a todos os participantes do empreendimento de Mark Zuckerberg.

hashtag-no-facebook

Não pense que as novidades em termos de busca de conteúdos dentro do próprio Facebook e a consequente maior troca de informações entre usuários da ferramenta social ficarão na possibilidade de utilização das hashtags. Os desenvolvedores do Facebook já avisaram que os próximos meses serão repletos de novidades nesse sentido.

Outra ferramenta lançada, ainda em fase de instalação completa, é a possibilidade de comentar status com fotos. A ideia é que isto seja feito também através do Facebook móvel. Por enquanto os usuários da versão para celular da rede social podem, apenas, visualizar. Ainda não conseguem postar imagens utilizadas como comentários.

Ajudar a descobrir as conversas que ocorrem via rede social no mundo inteiro são a justificativa apontada para essa guinada de Zuckerberg & cia. No entanto, o verdadeiro motivo, lógico, é comercial. Dados do próprio Facebook indicam que, no chamado horário nobre da televisão, o número de americanos online no FB é equivalente aos números de telespectadores do Super Bowl – final da NFL e evento de maior audiência televisiva nos Estados Unidos – entre 88 e 100 milhões de usuários.

O uso das hashtags no Facebook é similar com a utilização das #’s em outras redes, tais como: Twitter, Google+, Tumblr, Instagram e Pinterest. Ou seja, permite a inserção de sua publicação em um contexto, em incluí-la em uma discussão maior etc. Ao clicar em uma hashtag no Facebook você verá um feed com o que outras pessoas e páginas estão comentando sobre o assunto.

Além disso, pode ser feita a busca por uma hashtag específica na barra de pesquisa do Facebook. Também ficarão “clicáveis” as #’s vindas de outros aplicativos e serviços, caso do Instagram.  A composição de postagens também poderá ser feita de forma direta do feed de hashtags ou dos resultados de busca. A utilização de #’s poderá ser controlada pelos usuários no quesito privacidade.

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Por Felipe Pereira
Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
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Google Adwords: atualização nas campanhas avançadas – parte I

Google lança grande atualização nas campanhas avançadas no Google Adwords

Gigante explica que o foco agora é usuário nas suas conexões o tempo todo e em qualquer lugar

Já sabemos que o foco e a grande preocupação do Google é na experiência do usuário. Como consequência, foca seus produtos nas pessoas e usuários e se as pessoas veem benefícios e qualidade nos resultados do Google, isso é benéfico para as empresas anunciantes também.

O comportamento das pessoas está mudando. Cada vez mais conectado, o chamado consumidor agora está sendo conhecido por usuário multi-telas.

Conexões no desktop, na rua pelo smartphone para tirar duvidas durante conversas ou para buscar informações sobre produtos ou estabelecimentos próximos, no tablet enquanto toma um refrigerante… esses momentos estão se tornando cada vez mais comuns no dia-a-dia de uma quantidade cada vez maior de pessoas.

Google Adwords anuncia novas funcionalidades

O usuário esta constantemente conectado nesse mundo multi-telas. Horários de funcionamento de lojas, previsão do tempo… São buscas feitas em qualquer lugar e a qualquer momento. Essas buscas são feitas através de dispositivos. Dispositivos esses que mudam muitas vezes sem nós nem mesmo percebermos. Do smartphone vamos ao desktop, e dele para o tablet, tudo isso dependendo da atividade e do que estivermos fazendo.

As pessoas querem relevância o tempo todo e a todo momento. Uma mesma palavra é pesquisada no mesmo momento em vários lugares, horas e dispositivos diferentes. Isso acontece todos os dias. E esse comportamento mudou a forma de consumir e acessar a internet.

A busca nos conecta a uma intenção, a algo em mente, a alguma informação para ação futura. A busca demonstra que o usuário possui vontades sobre a palavra buscada.

Agora, o comportamento constantemente conectado nos mostra um contexto: onde identificamos dispositivo, localização e hora do dia. O resultado da busca está, sem dúvida, muito mais poderoso. Pode-se agora atingir de forma muito mais precisa o usuário, em função dessas informações disponíveis.

Temos agora a oportunidade de tornar um anúncio muito mais relevante para trabalhar e no momento em que mais importa para o usuário.

Relevância

Diferente do que a grande maioria pensa, relevância não é tamanho único.

O usuário em casa precisa do mesmo produto que aquele que está na rua. Porém, determinado anúncio pode ser relevante para uns e não para outros. A intenção é a mesma, a palavra-chave buscada é a mesma, mas os contextos totalmente diferentes.

O objetivo a partir dessa grande atualização é mostrar anúncios relevantes: no usuário da rua, utilizar extensões de local, pois ele está na rua, no celular. Já para o usuário em casa, um “seu pedido online em 15 minutos na sua casa!” teria maior relevância e poder de conversão.

Os dispositivos simulam e configuram o contexto: tablets, mobile e desktop. Quando se utiliza cada um deles? O segredo é identificar esse comportamento e aplicar as adaptações e alterações nas suas campanhas.

Anúncios dentro de uma mesma campanha agora poderão ser escolhidos para serem mostrados em um dispositivo específico, em determinado horário e em determinado dia. Mas lembre-se: estude bem seu público-alvo, pois o usuário segue caminhos complexos! A busca que começa no celular pode converter lá no desktop!

O que o Google quer com o aprimoramento das campanhas avançadas?

O objetivo é alcançar o usuário nos momentos que importam, em todo e qualquer dispositivo, propondo anúncios inteligentes e relevantes em relação ao contexto e intenção do usuário.

Explore ao máximo a programação de ajustes de lance por horário, local e dispositivo no Google Adwords. Dentro de uma campanha, utilize o click to call com ajuste de horário agora com uma facilidade muito maior. O Google diz que agora mensagens personalizadas para celulares, extensões programadas, lances inteligentes e sitelinks estão consideravelmente melhorados. E isso se refere a ajuste de títulos,  descrição,  url e sitelinks… diferenciados e específicos para celulares.

As extensões de anúncio, sitelink, click to call, click to download.. Tudo isso realmente está parecendo mais inteligente e mais fácil de usar, podendo ser programadas. Se sua promoção tem data e hora específicas, basta utilizar a programação agora.

Importante: esses sitelinks terão relatórios e gerenciamentos individuais, em nível campanha e grupo de anúncios.

Em breve: segundo o Google, o monitoramento das conversões estará disponível para ações de downloads de livros e músicas, para compras em lojas físicas e para usuários que converterem utilizando mais de um dispositivo.

A mudança ainda nao contempla orçamento diário para cada dispositivo, pois, segundo o próprio Google, o foco nessa mudança do Google Adwords é buscar o momento que importa tanto para anunciantes quanto para usuários.

Você já está utilizando, já testou essas novas funcionalidades? Conte para nós e se precisar de alguma consulta, contate a gente! 🙂

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Por Felipe Pereira
Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
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Falsa mensagem de Mark Zuckerberg é tentativa de phishing

[h1]Mensagem de remetente Mark Zuckerberg é falsa e tenta roubar dados do usuário[/h1]

[h2]Não caia no golpe de phishing e preserve seus dados pessoais[/h2]

De acordo com a descoberta feita pela Hoax-Slayer e informada ao AllFacebook, a mensagem de Zuckerberg está chegando nas caixas de mensagens inbox dos usuários ao redor do mundo.

A Hoax-Slayer informou que é uma tentativa de Phishing (roubo de dados pessoais para fins de fraude) para enganar os usários e estimulá-los a fornecerem seus dados de acesso do Facebook a criminosos cibernéticos.

Falsa mensagem de Mark Zuckerberg - alerta de phishing

A mensagem falsa a primeira vista pode assustar, pois ela propõe que a conta do usuário do Facebook corre o risco de ser eliminada em definitivo, por causa de uma violação dos Termos de Serviço do Facebook.

Então, é solicitado ao proprietário da página que clique no link para confirmar que a conta é sua e mostrar que a página não está realmente violando nenhum termo dos serviços.

Os usuários que clicarem no link acabarão sendo redirecionados para uma página falsa de login do Facebook, muito semelhante a original. Quando a vítima fizer seu login, significará um adeus à sua conta, pois suas credenciais serão roubadas nesse exato momento.

Fique esperto! 🙂