Google projeta a criação de um aplicativo de bate papo -

Google projeta a criação de um aplicativo de bate papo

Google projeta a criação de um aplicativo de bate papo

Com o surgimento dos aplicativos de bate papo, o serviço de SMS oferecido pelas operadoras de telefonia ficou em segundo plano. A grande maioria dos usuários de smartphones possuem conexão à internet, e o WhatsApp acaba sendo muito mais utilizado, pois possui diversas funcionalidades que são inexistentes no ultrapassado sistema de mensagens de texto SMS.

Foi pensando nisso que a Google iniciou uma negociação com as principais empresas de telefonia móvel, propondo uma parceria para a criação de um novo modelo de SMS, que será chamado de RCS (Rich Communications Service, ou “Serviço de Comunicações Ricas”).

A idéia é transformar o antigo SMS, incorporando qualidades já bem sucedidas nos aplicativos de bate papo, como os textos grandes, o envio de mensagens de voz e arquivos, a possibilidade de saber se a pessoa recebeu e leu a mensagem que você enviou e a criação de chats. Ou seja, a grande intenção deste projeto é possibilitar o uso de um aplicativo similar ao WhatsApp, contudo sendo utilizado offline.

A google trata deste assunto com a GSMA, que é a associação representante das principais operadoras de telefonia móvel no mundo.

A associação acredita no potêncial da criação do RCS há muito tempo, e acredita que uma parceria com a Google faria de fato o projeto deslanchar.

Sem dúvidas, o RCS não está sendo criado para tornar-se o grande rival do WhatsApp, mas como uma nova alternativa de comunicação por smartphones. Agora basta esperarmos e avaliar o resultado de mais uma ambicioso investimento da gigante das buscas.

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados