Google teve uma grande sacada estratégica com a criação do Gboard para iPhone -

Google teve uma grande sacada estratégica com a criação do Gboard para iPhone

Google teve uma grande sacada estratégica com a criação do Gboard para iPhone

Há algumas semanas fizemos uma matéria falando sobre o Gboard, o novo teclado da Google feito para iPhones.

Pode-se concluir que o teclado tem diversos pontos positivos com relação ao teclado tradicional da Apple, pois ele é compatível a todos os aplicativos, facilitando trocas de conteúdos entre participantes de um bate papo e, também, possui um grande acervo de GIFs e Emojis. Para ter acesso ao conteúdo basta acionar um simples botão e tudo se encontra de forma rápida e prática ao usuário.

O que motivou o Google a criar um teclado exclusivo para iPhone?

Esta foi a grande sacada! Quem acompanha sua evolução em termos de tecnologia sabe que a gigante das buscas não brinca em serviço quando o assunto é inovar com grandes idéias. Sempre buscando o topo e, obviamente, um maior retorno financeiro.

Em contrapartida ao Google e como já sabemos, a Apple possui uma política de privacidade e de direitos autorais muito forte desde sempre. Desde os primeiros iPods nunca foi possível transferir o conteúdo de um aparelho para um computador, por exemplo.

Atualmente, a Apple está envolvida numa disputa judicial com o FBI referente ao desbloqueio de iPhones utilizados por terroristas e a empresa é irredutível em mudar sua postura, alegando que todos os dados são criptografados e que nem mesmo ela seria capaz de rever o conteúdo.

Aí então é que o Google cria um teclado que simplesmente possibilita saber praticamente tudo que o usuário acessa no aparelho, quebrando toda a lógica de privacidade da Apple. Consequentemente, o Google aumentará seus lucros, pois passa a ter acesso às informações de usuários, de forma que pode direcionar de forma mais otimizada seus anúncios para os fãs da Apple e do iPhone.

Espertos não?

Vale lembrar que o Gboard só pode ser baixado na App Store americana, mas em breve estará disponível na loja brasileira.

.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados