Multa por uso do smartphones no volante aumenta e passa a ser considerada gravíssima. -

Multa por uso do smartphones no volante aumenta e passa a ser considerada gravíssima.

Multa por uso do smartphones no volante aumenta e passa a ser considerada gravíssima.

 

A partir do dia 5 de novembro, a multa para os condutores que forem flagrados utilizando smartphones no volante passará de infração média para infração gravíssima.

Este tipo de alteração no Código Brasileiro de Trânsito se torna necessária nesta nova era, onde a tecnologia transformou drasticamente nossos hábitos diários, principalmente com as redes sociais.

A utilização de smartphones e celulares para qualquer tipo de funcionalidade, seja para ligações, ou para o uso das redes sociais em geral, pode gerar sérios acidentes, pois afetam a atenção dos condutores.

Estudos comprovaram que o uso de celular no trânsito potencializa em até 400% os riscos de acidentes.

Contudo, além da alteração da gravidade da infração, haverá um aumento nos valores das multas aplicadas. Ou seja, o infrator pego utilizando celular ao volante, além de sofrer com  o aumento do valor devido a gravidade da infração que foi alterada, ainda receberá um prejuízo extra recorrente dos aumentos nas multas em geral.

Se estas alterações realmente conseguirem diminuir os acidentes de trânsito, que são responsáveis por muitas mortes no nosso país, que sejam bem vindas!

Posts Relacionados