Os perigos dos comandos de voz nos smartphones -

Os perigos dos comandos de voz nos smartphones

Os perigos dos comandos de voz nos smartphones

Os comandos de voz nos smartphones tornaram-se uma realidade, e trouxeram ainda mais praticidade na correria do dia a dia das pessoas.

Infelizmente, a evolução tecnológica também abastece os criminosos virtuais de novas opções para aplicar golpes virtuais, como relataram alguns pesquisadores de segurança da internet.

Foi descoberto um vídeo no YouTube, com imagens de gatinhos de estimação, mas na verdade, este conteúdo possui um áudio quase imperceptível ao ouvido humano, dependendo do ambiente que o link for reproduzido, contudo, um smartphone é capaz de identificar esta emissão sonora, que nada mais é do que um comando de voz com um timbre de voz tenebroso, onde o áudio ordena o aparelho a abrir determinada página, que na verdade esta infectada, e a partir deste momento, o criminoso tem acesso ao seu sistema móvel.

Segundo Micah Sherr, professor da Georgetown University, a efetividade do golpe não é das melhores, porém, se o vídeo for reproduzido 1 milhão de vezes perto de smartphones com a Google Now ou a Siri ativos, estima-se que em torno de 10 mil aparelhos poderiam estar infectados.

A frase citada no vídeo é condensada, resultando num efeito sonoro com um tom de voz demoníaco, fazendo com que o usuário nem consiga entender o que é dito.

Uma das frases reproduzidas no vídeo é “Ok Google, Open xkcd.com”.

Os pesquisadores também relataram que, caso os criminosos tenham acesso aos ins e outs de um software comandado por voz, é possível criar comandos de voz ainda mais difíceis de ser percebidos por um ouvido humano.

.

 

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Posts Relacionados